Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20176
Tipo: TCC
Título: Tecnologias contemporâneas: da inserção a utilização no ensino de língua portuguesa
Autor(es): Silva, Mariana Kelly Rodrigues da
Primeiro Orientador: Leite, Jan Edson Rodrigues
Resumo: A tecnologia a cada dia vem se expandindo e necessitamos nos posicionar positivamente e inserir estas tecnologias em nossa vida de acordo com as necessidades. Diante desta realidade o contexto atual nos permite buscar práticas de ensino voltadas ao uso das tecnologias contemporâneas para melhor corresponder às expectativas dos educandos influenciados pelas mídias em seu meio social. A relevância deste trabalho consiste na busca de uma aprendizagem significativa que contemple a realidade do educando. Partindo dessa necessidade pretende-se analisar a inserção e utilização das tecnologias educacionais nas aulas de Língua Portuguesa. Dividida em três seções organizadas, o presente trabalho empregou o método de abordagem indutivo, com métodos de procedimentos monográfico, com técnica de pesquisa a documentação indireta, utilizando-se de referências bibliográficas embasadas em autores como FERREIRO (1994), LAGO (2012), LEITE(2013), MASETTO (2000), OLIVEIRA (1993), SOARES (1998), entre outros por meios de pesquisas em sites, periódicos e livros. Foi possível perceber que as aulas de língua Portuguesa desenvolveram melhor seu objetivo com metodologias voltada para o uso das tecnologias, pois com isso o educando tem mais oportunidade de desenvolver e buscar conhecimento contextualizando com seu meio social, tornando um ser crítico, ativo e participativo, fazendo uso da leitura e da escrita em seu meio social.
Abstract: Technology is expanding every day and we need to position ourselves positively and insert these technologies into our lives according to needs. Given this reality, the current context allows us to seek teaching practices aimed at the use of contemporary technologies to better meet the expectations of students influenced by the media in their social environment. The relevance of this work consists in the search for a meaningful learning that contemplates the reality of the student. Based on this need, we intend to analyze the insertion and use of educational technologies in Portuguese language classes. Divided into three organized sections, the present work employed the method of inductive approach, with monographic procedure methods, with research technique and indirect documentation, using bibliographic references based on authors such as FERREIRO (1994), LAGO (2012), LEITE (2013), MASETTO (2000), OLIVEIRA (1993), SOARES (1998), among others by means of research on websites, periodicals and books. It was possible to notice that the Portuguese language classes developed their goal better with methodologies focused on the use of technologies, because with that the student has more opportunity to develop and seek knowledge contextualizing with his social environment, making him a critical, active and participative being making use of reading and writing in their social environment.
Palavras-chave: Língua Portuguesa
Tecnologia
Aprendizagem
Metodologia
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20176
Data do documento: 7-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MKRS26012021.pdf658,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons