Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20257
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFarias, Mariana Pereira de-
dc.date.accessioned2021-06-30T14:57:24Z-
dc.date.available2021-06-28-
dc.date.available2021-06-30T14:57:24Z-
dc.date.issued2021-06-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20257-
dc.description.abstractThis study had the main objective to reflect on the use of playfulness in the teaching-learning process of mathematics in the first years of elementary school. Thus, we seek to understand how the use of games can contribute to the teaching-learning process of mathematics and discuss the importance and effective use of play in the classroom. It is a qualitative, exploratory research, being carried out a field research. For data collection we use a questionnaire. This study is important to assess how mathematics is taught in the early years of elementary school, with the main focus on playfulness in this teaching period, seeking to approach this subject from theoretical foundations, such as Piaget's genetic epistemology and reports from scholars on the topic. We found that playfulness is essential for the teaching of mathematics, especially if we go back to the age group discussed in this work. Thus, through data analysis, we found that the interviewed teachers value in their speeches the playfulness in teaching mathematics, however, they report challenges and difficulties in their practices, such as lack of teaching resources, lack of freedom to play, etc . We conclude by emphasizing the importance of working on this theme as it is something that still needs to be improved and valued, as the best way for children to learn is by playing. We hope that this work can contribute to playing and learning mathematics in the early years of elementary school, thus respecting the child's time, valuing and respecting the diversity of ways and rhythms of learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-06-30T14:57:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MPF28062021.pdf: 528855 bytes, checksum: 0a3ae22ac03d7dfc797cbb30728b1549 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-30T14:57:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MPF28062021.pdf: 528855 bytes, checksum: 0a3ae22ac03d7dfc797cbb30728b1549 (MD5) Previous issue date: 2021-06-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.titleO brincar e a aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Thaís Oliveira de-
dc.description.resumoEste estudo teve o objetivo principal refletir sobre o uso da ludicidade no processo de ensino aprendizagem da matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Assim buscamos compreender como o uso de jogos pode contribuir no processo de ensino aprendizagem da matemática e discutir sobre a importância e o uso efetivo do lúdico em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, sendo realizada uma pesquisa de campo. Para coleta de dados utilizamos um questionário. Este estudo é importante para avaliar como se dá o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como principal foco a ludicidade nesse período de ensino, buscando abordar esse assunto a partir de fundamentos teóricos, como a epistemologia genética de Piaget e relatos de estudiosos sobre o tema. Verificamos que a ludicidade é essencial para o ensino da matemática, principalmente se voltamos para a faixa etária discorrida no presente trabalho. Desse modo, através da análise dos dados, verificamos que as professoras entrevistadas valorizam em seus discursos a ludicidade no ensino da matemática, porém, relatam desafios e dificuldades em suas práticas, como falta de recursos didáticos, a escassez da liberdade para o brincar, etc. Concluímos realçando a importância de se trabalhar esse tema por ser algo que ainda precisa ser melhorado e valorizado, pois a melhor maneira de a criança aprender é brincando. Esperamos que este trabalho possa contribuir com o brincar e a aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, assim respeitar o tempo da criança valorizando e respeitando a diversidade de formas e ritmos de aprender.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MPF28062021.pdf516,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons