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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20274| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Uma análise de técnicas de captação de interatividade da plateia em salas de cinema |
| Autor(es): | Varandas, Sacha de Azevedo |
| Primeiro Orientador: | Souza Filho, Guido Lemos de |
| Resumo: | A adição da interatividade em narrativas materializadas nos filmes realizados para exibição em salas de cinema vem sendo uma das grandes ferramentas dos produtores de mídias para oferecer uma experiência inovadora e se destacar dentre as inúmeras obras que estão sendo produzidas. O cinema interativo permite que o público influencie ou mude elementos do filme, de modo que sua experiência possa ser diferente da de outras pessoas. Antes da disponibilidade da tecnologia digital, isso era feito manualmente, como no caso do Kino-automat, que permitiu que os membros da audiência votassem usando os botões vermelho e verde em seus apoios de mão. Assim, o objetivo deste trabalho é realizar uma análise comparativa de formas de interatividade empregadas em filmes realizados para exibição em salas de cinema. Para isso, foram realizados e analisados experimentos com usuários assistindo a um filme interativo interagindo através de uma aplicação web, fazendo uma interação baseada em captura de som e também de interação capturada em smartwatches. |
| Abstract: | The addition of interactivity in narratives materialized in films made for exhibition in cinemas has been one of the great tools of media producers to offer an innovative experience and stand out among the countless works that are being produced. Interactive cinema allows audiences to influence or change elements of the film, so that their experience may be different from that of other people. Before the availability of digital technology, this was done manually, as in the case of Kino-automat, which allowed audience members to vote using the red and green buttons on their handrests. Thus, the objective of this work is to carry out a comparative analysis of forms of interactivity used in films made for exhibition in cinemas. For that, experiments were carried out and analyzed with users watching an interactive film interacting through a web application, making an interaction based on sound capture and also interaction captured on smartwatches. |
| Palavras-chave: | Cinema interativo Smartphone Smartwatch Aplicativos Plateia de cinema Interactive cinema Cinema audience |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Informática |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Informática |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20274 |
| Data do documento: | 11-Jan-2021 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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