Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20290
Tipo: TCC
Título: Leitura de imagens: da imaginação à prática da leitura literária em contextos de letramento
Autor(es): Nascimento, Ademir Alves do
Primeiro Orientador: Silva, Virgínia de Oliveira
Resumo: O presente trabalho traz como cerne os resultados da pesquisa que aplicamos em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental (anos iniciais) sobre os processos de leitura de imagens mediados pela leitura literária, em contexto de letramento social, ou seja, investigamos como a leitura de imagens pode colaborar para desenvolver a formação do leitor. Neste sentido, o objetivo de nossa pesquisa foi compreender como a leitura de imagens, usada como estratégia pedagógica, pode incentivar o desenvolvimento da prática narrativa em contextos de letramento social. O estudo desenvolvido, à luz da pesquisa de campo, teve por metodologia a aplicação de um questionário aos discentes, como prática pedagógica fundamentada no aporte teórico de Barbosa (2007), Coelho (2000), Santaella (2021), Manguel (1998), Kleiman (2002), Koch e Elias (2006), dentre outros. A pesquisa de campo foi desenvolvida em uma escola pública na cidade de Campina Grande-PB, a partir da análise de um questionário aplicado aos educandos sobre o entendimento dos alunos em relação ao trabalho que realizam com textos imagéticos. Os resultados da pesquisa de campo demonstraram que o uso da leitura de imagens como estratégia pedagógica para a formação do sujeito leitor, a partir da leitura literária, conduziu o aluno a ler, a apreciar e a vislumbrar a leitura de textos literários, o que incentivou a leitura por fruição de textos imagéticos como prática social de letramento.
Abstract: The present work has as its core the results of the research that we applied in a class of 3rd year of Elementary Education, on the processes of image reading mediated by literary reading, in the context of social literacy, that is, we investigate how image reading can collaborate to develop the reader's training. In this sense, the objective of our research was to understand how image reading, used as a pedagogical resource, can encourage the development of narrative practice in contexts of social literacy. The study developed, in the light of field research, had as methodology the application of a diagnostic questionnaire, as a pedagogical practice based on the theoretical contribution of Barbosa (2007), Coelho (2000), Santaella (2021), Manguel (1998), Kleiman (2002), Koch and Elias (2006), among others. The field research was carried out in a public school in the city of Campina Grande-PB, based on the analysis of a questionnaire applied on the students' understanding of the work they do with imagery texts. The results of the field research demonstrated that the use of image reading as a pedagogical mediation for the formation of the reading subject, based on literary reading, led the student to read, appreciate and envision the reading of literary texts, which encouraged reading for the fruition of imagery texts as a social literacy practice.
Palavras-chave: Leitura de imagens
Letramento literário
Prática narrativa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20290
Data do documento: 18-Jun-2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AAN30062021.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons