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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20378
Tipo: Dissertação
Título: Aspectos estéticos e estilísticos das Sonatas de Glauco Velásquez
Autor(es): Silva, Agata Christie Rodrigues Lima da
Primeiro Orientador: Patriota, Rainer Câmara
Resumo: As quatro sonatas de Glauco Velásquez apresentam a demonstração prática dos experimentos estilísticos realizados por esse compositor. Escritas entre 1909 e 1912, serão estudadas a Sonata Delírio, Op.61, 1909, para violino e piano, Sonata I (“Appassionata”),1910, para violoncelo e piano, a Sonata 2, Op.82, 1911, para violino e piano e a Sonata II, 1912, para violoncelo e piano. O presente trabalho apresenta uma observação dedicada aos elementos dispostos no discurso de Glauco Velásquez para compreender sua estética e influências. Essas quatro sonatas demonstram a complexidade criada em momentos diferentes na curta vida do compositor. No entanto, o escopo deste estudo alcançará apenas o primeiro movimento de cada peça somados á apestos histórico-sociológicos parte central da investigação discursiva. Em geral, as obras possuem características típicas do repertório pós-tonal marcadas pela textura contrapontística densa e a sonoridade cantabile ocasional. As sonatas “Delirio” e 2, para violino e piano, são apresentadas com grande lirismo, em contraste com uma sonoridade virtuosista das sonatas “Appassionata” e Sonata II, para violoncelo e piano. As quatro obras combinam estilo e expressividade e carregam intenso aspecto poético-expressivo. Serão observadas as maneiras que Glauco Velásquez utiliza referências suas musicais em sua linguagem discrusiva.
Abstract: Glauco Velásquez's four sonatas present a demonstration of the stylized experiments carried out by this composer. Written between 1909 and 1912, they will be studied in Sonata “Delírio”, Op.61, 1909, for violin and piano, Sonata I (“Appassionata”), 1910, for cello and piano, in Sonata 2, Op.82, 1911, for violin and piano and Sonata II, 1912, for cello and piano. The present work presents an observation dedicated to the elements arranged in Glauco Velásquez's speech to understand his aesthetics and influences. These four sonatas demonstrated a complexity created at different times in the short life of the composer. However, the scope of this study reached only the first movement of each piece added to the historicalsociological contributions, central part of the discursive investigation. In general, the works have characteristics typical of the post-tonal repertoire marked by a dense contrapuntal texture and an occasional singable sound. The sonatas “Delirio” and 2, for violin and piano, are considered with great lyricism, in contrast to a virtuosic sonority of the sonatas “Appassionata” and Sonata II, for cello and piano. The four works combine style and expressiveness and carry an intense poetic-expressive aspect. It will be observed the ways that Glauco Velásquez uses his musical definitions in his discreet language.
Palavras-chave: Glauco Velásquez
Estética
Estilo
Sonata
Musica de câmara
Aesthetic
Style
Chamber music
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Música
Programa: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20378
Data do documento: 28-Ago-2020
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

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