Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20395
Tipo: TCC
Título: A AFETIVIDADE E O LUGAR DO OUTRO NA AULA DE LÍNGUA INGLESA: RECONSTRUINDO UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE.
Autor(es): PONTES, JOSIARA DAIANNY BESERRA DE
Primeiro Orientador: Maia, Angélica Araújo de Melo
Resumo: Ao longo dos anos, muitos estudiosos têm apontado que fatores afetivos podem impactar o processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira (LE) e oportunizar aos alunos experiências de sucesso ou de insucesso durante a sua trajetória de aprendizagem (MASTRELLA-DE-ANDRADE, 2011; ARNOLD, 2011; WILLIAMS; MERCER; RYAN, 2015; BARCELOS, 2015). Esta pesquisa teve como objetivo investigar o papel da afetividade em aulas de língua inglesa para turmas do ensino fundamental anos finais e ensino médio, bem como entender como a tomada de consciência (FREIRE, 1993) sobre aspectos afetivos repercute na formação inicial e identitária do professor. A pesquisa foi desenvolvida com referência à minha experiência como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – (Pibid) Letras Inglês, da Universidade Federal da Paraíba, no período de 2016 a 2017. No Pibid, eu desenvolvi atividades nas aulas de língua inglesa em uma escola pública de ensino fundamental e em uma escola pública de ensino médio, e tive a chance de estabelecer vínculos com vários alunos das turmas que acompanhei. Trata- se de uma pesquisa qualitativa de natureza interpretativa e autobiográfica, em que examino 12 (doze) excertos extraídos de relatos reflexivos e relatórios de Pibid e de estágio, de minha autoria, para analisar o papel da afetividade em sala de aula e na minha formação, tomando como fundamentação teórica estudos sobre as emoções em geral e seu papel na aula de línguas estrangeiras (MASTRELLA-DE-ANDRADE, 2011; ARNOLD, 2011; WILLIAMS; MERCER; RYAN, 2015, BARCELOS, 2015). A análise de dados demonstra que a afetividade é capaz de influenciar e mover os indivíduos em múltiplas direções; dessa forma, pode gerar experiências de aprendizagem negativas e positivas para o aluno da educação básica, levando-o a sentimentos de sucesso e/ou insucesso. Por outro lado, a vivência da afetividade na minha própria formação levou a uma tomada de consciência sobre o lugar do outro na sala de aula e sobre a responsabilidade do professor de compreender e respeitar as suas próprias emoções, assim como as emoções desse outro (aluno), de maneira a criar um ambiente de aprendizagem saudável e que promova oportunidades de crescimento para todos.
Abstract: Over the years, many scholars have pointed out that affective factors can impact the foreign language teaching and learning process and provide students with experiences of success or failure during their learning path (MASTRELLA-DE-ANDRADE, 2011; ARNOLD, 2011; WILLIAMS; MERCER; RYAN, 2015; BARCELOS, 2015). This research aims at investigating the role of affect in English language classes for middle and high school students, as well understanding how awareness (FREIRE, 1993) of affective aspects impacts the education of in-training teachers. The research was developed based on my experience as a member of the Institutional Scholarship Program for Initiation to Teaching – (Pibid) Letras Inglês, at Universidade Federal da Paraíba, from 2016 to 2017. At Pibid, I developed activities in English language lessons in a public middle school and in a public high school, and I had a chance to connect with several different students in the lessons where I was present. The scope of this final paper is fundamentally qualitative, and it has an interpretative and autobiographical nature, in which I examine my reflective journals and reports of the program PIBID and internship reports, with the objective of analyzing the role of affect in the classroom and in my teacher education path, taking as theoretical reference some research on emotions and their role in the foreign language classroom (MASTRELLA-DE-ANDRADE, 2011; ARNOLD, 2011; WILLIAMS; MERCER; RYAN, 2015; BARCELOS, 2015). The data analysis shows that affect may influence and move individuals in multiple directions; in this way, it can give rise to negative and positive learning experiences for students in primary and secondary education, leading them to feelings of success and / or failure. On the other hand, the experience of affect in my own professional education opened my eyes to the place of the other in the classroom and the teacher's responsibility to understand and respect his/her own emotions, as well as the emotions of that other (student) in order to create a healthy learning environment that promotes growth opportunities for all.
Palavras-chave: afetividade
ensino-aprendizagem
língua inglesa
Pibid
educação básica
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20395
Data do documento: 1-Jul-2021
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PONTES, Josiara Daianny (2021).pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons