Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20412
Tipo: Dissertação
Título: Sonoridades da cena: a expressão musical no teatro épico do Coletivo de Teatro Alfenim (PB)
Autor(es): Ferreira, Mayra de Brito
Primeiro Orientador: Fernandes, Adriana
Resumo: Este trabalho apresenta reflexões e considerações sobre a expressão musical no teatro, buscando compreendê-la pelas dimensões da performance, da relação música e cena e de princípios político-artísticos do teatro épico criado pelo dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898-1956). Estas reflexões assumem que o fenômeno sonoro integra ao “complexo cênico” de um espetáculo teatral enquanto performance músico-teatral que transborda para questões sociais dentro de múltiplas interações. A pesquisa está dividida em quatro capítulos e as considerações finais. A primeira parte do trabalho diz respeito a uma pesquisa bibliográfica, sendo usados estudos nas áreas da Etnomusicologia, Musicologia, Antropologia e Teatro. Para interpretar empiricamente a hipótese de que o fenômeno das sonoridades da cena possuem múltiplas funções e interações foi feita uma autoetnografia junto ao Coletivo de Teatro Alfenim (PB), através de descrição e análise da música no espetáculo Memórias de um Cão (2015). O Coletivo de Teatro Alfenim é um grupo teatral paraibano que produz dramaturgias próprias, inclusive música, dialogando com princípios da poética brechtiana. O trabalho leva a uma visão da música dentro do contexto do teatro, percebendo-a enquanto performance, que participa de experiências múltiplas, criando mundos simbólicos na cena para o público, interferindo em processos de transformações políticas e socioculturais.
Abstract: This work presents a study about the musical expression in the theater, trying to understand it by the dimensions of performance, the music and scene relationship, and the political-artistic principles of the epic theater created by the german playwright Bertolt Brecht (1898-1956). These thoughts on theater spectacle assume that the sound phenomenon integrates into the "scenic complex" as a music-theater performance that overflows to social issues within multiple interactions. The research is divided into four chapters and final considerations. The first part of the work concerns a bibliographical research, using studies in the areas of Ethnomusicology, Musicology, Anthropology and Theater. In order to interpret empirically the hypothesis that the phenomenon of the scene sonorities have multiple functions and interactions, an autoethnography was developed within the Alfenim Theater Collective (Coletivo de Teatro Alfenim, Paraíba, Brazil). This is a theater group from Paraíba that produces its own dramaturgies, including music, dialoguing with the principles of Brechtian poetry. This work develops a description and analysis about the music in their spectacle Memórias de um Cão (Memoirs of a dog, 2015). Doing so, the research leads to a vision of music within the context of the theater, perceiving it as performance, participating in multiple experiences, creating symbolic worlds on the scene for the audience, intervening in processes of political and sociocultural transformations.
Palavras-chave: Performance
Teatro épico
Memórias de um cão
Som em cena
Epic theater
Sound in scene
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Música
Programa: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20412
Data do documento: 31-Jul-2018
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MayraDeBritoFerreira_Dissert.pdf3,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons