Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20422
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa Filho, Valmir Diolino de-
dc.date.accessioned2021-07-15T12:17:15Z-
dc.date.available2021-07-01-
dc.date.available2021-07-15T12:17:15Z-
dc.date.issued2021-06-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20422-
dc.description.abstractNo Abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-07-15T12:17:15Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VDSF01072021.pdf: 1454979 bytes, checksum: 61197ca70b2e16935114c2a5cfe0b648 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-15T12:17:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VDSF01072021.pdf: 1454979 bytes, checksum: 61197ca70b2e16935114c2a5cfe0b648 (MD5) Previous issue date: 2021-06-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectLetramento matemáticopt_BR
dc.subjectAulas remotaspt_BR
dc.titleEnsino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental no contexto das aulas remotaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Varella, Vinicius Martins-
dc.description.resumoA presente pesquisa objetivou analisar a prática docente no ensino de matemática a partir do ensino remoto nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, traçamos como objetivos específicos i) identificar o uso de tecnologias nas aulas de Matemática durante as aulas remotas; ii) apontar as atividades propostas para o aprendizado de Matemática dos alunos do 1º e 5º ano do Ensino Fundamental e; iii) relatar o que as professoras do 1º e 5º ano do Ensino Fundamental compreendem sobre o ensino de Matemática de modo remoto. Assim, questionamos: É possível levar o aluno a refletir sobre os conteúdos de Matemática de maneira virtual? De que forma acontece a utilização da tecnologia nas aulas remotas de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Para fundamentar teoricamente nossa pesquisa utilizamos Alves e Sommerhalder (2011), Moreira e Dias (2010) Serafim e Sousa (2011), BNCC (2017), PNAIC (2014), PCN’s – Matemática (1997) entre outros. A metodologia usada observou as técnicas de um estudo de caso, com natureza empírica, caráter qualitativo, seguindo uma estratégia investigativa para observar 10 aulas de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal da cidade de Coremas- PB, sendo 5 aulas de uma professora do 1º ano e 5 aulas de uma professora do 5º ano. Em vista de nossas análises, constatamos, entre outras, que existem diversos problemas relacionados ao ensino de Matemática no contexto de aulas remotas como instabilidade de conexão durante as aulas, falta de aparelhos digitais e acesso a internet de alguns alunos e dificuldade de as professoras levarem os alunos a reflexão sobre os conteúdos matemáticos, dificultando, assim, suas aprendizagens. Também, o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto de aulas remotas, de modo específico nas turmas do 1º e do 5º ano na escola pesquisada, ainda não tem um modelo adequado que dê conta de desenvolver, de modo integral, as habilidades dos alunos nas diferentes unidades temáticas da área.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VDSF01072021.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons