Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20426
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCardarelli, Geyslla Juliana Januario-
dc.date.accessioned2021-07-15T13:46:19Z-
dc.date.available2021-07-02-
dc.date.available2021-07-15T13:46:19Z-
dc.date.issued2021-06-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20426-
dc.description.abstractAffection occurs concomitantly with the cognitive development process, given the interdependence between biological and social factors. Thus, the affective, cognitive and motor dimensions are closely intertwined, since, for the integral construction of the individual, biological, intellectual and affective aspects are considered. This study aimed to understand how affective relationships contribute to the full development of the child, as well as to discuss the role of affectivity in the teaching and learning process; understand the relationships between teacher and student from the perspective of affectivity; and, finally, to analyze the conceptions of affectivity in pedagogical practices from the perspective of four Kindergarten teachers from a school in João Pessoa. For the construction of the theoretical basis we used authors such as Piaget (1971, 1976), Vygotsky (2003), Wallon (1995), Galvão (2014) and Almeida and Mahoney (2007). To achieve the proposed objectives, this research followed the qualitative approach in the case study modality. We used the questionnaire as a data collection instrument, in addition to bibliographical and exploratory research as methodological procedures. The answers to the open and closed questions of the questionnaire covering affectivity in the teacher-student relationship and its effects on learning, as well as on affectivity in the child development process, were analyzed from the dialogues discussed in the theoretical framework of this study, categorized by means of the construction of tables that facilitated the interpretation of the data. For analysis we used the content analysis method (BARDIN, 1977). The results showed that in the learning space of the kindergarten school, teachers understand the dimension of affectivity as fundamental, being correlated to the child's full development, with regard to cognitive aspects and knowledge acquisition in Early Childhood Education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-07-15T13:46:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GJJC02072021.pdf: 1080334 bytes, checksum: 4766e22e3ce47f08bd12f7668286a27e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-15T13:46:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GJJC02072021.pdf: 1080334 bytes, checksum: 4766e22e3ce47f08bd12f7668286a27e (MD5) Previous issue date: 2021-06-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.titleA afetividade no processo de desenvolvimento pleno da criança na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Escarião, Andréia Dutra-
dc.description.resumoA afetividade ocorre concomitante ao processo de desenvolvimento cognitivo, dada a interdependência entre fatores biológicos e sociais. Assim, as dimensões afetiva, cognitiva e motora encontram-se intimamente entrelaçadas, visto que, para a construção integral do indivíduo, são considerados os aspectos biológicos, intelectuais e afetivos. O presente trabalho objetivou compreender de que forma as relações de afetividade contribuem para o desenvolvimento pleno da criança, da mesma forma que, discutir o papel da afetividade no processo de ensino e aprendizagem; entender as relações entre professor e aluno sob a perspectiva da afetividade; e, por fim, analisar as concepções de afetividade nas práticas pedagógicas sob a perspectiva de quatro professoras da Educação Infantil de uma escola em João Pessoa. Para a construção da base teórica utilizamos autores como Piaget (1971, 1976), Vygotsky (2003), Wallon (1995), Galvão (2014) e Almeida e Mahoney (2007). Para atingir os objetivos propostos, esta pesquisa seguiu a abordagem qualitativa na modalidade de estudo de caso. Utilizamos o questionário como instrumento de coleta de dados, além da pesquisa bibliográfica e exploratória como procedimentos metodológicos. As respostas das questões abertas e fechadas do questionário abarcando a afetividade na relação professor-aluno e seus reflexos na aprendizagem, bem como sobre a afetividade no processo de desenvolvimento infantil, foram analisadas a partir dos diálogos discutidos no referencial teórico deste estudo, categorizadas por meio da construção de tabelas que facilitaram a interpretação dos dados. Para análise empregamos o método de análise do conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados apresentaram que no espaço de aprendizagem da escola infantil as docentes compreendem a dimensão da afetividade como fundamental, estando correlacionada ao desenvolvimento pleno da criança, no que tange aos aspectos cognitivos e aquisição de conhecimentos na Educação Infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GJJC02072021.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons