Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20434
Tipo: TCC
Título: A apropriação da fala por meio do brincar na educação infantil: realidade e sutileza
Autor(es): Silva, Weslania Andresa Vieira da
Primeiro Orientador: Amorim, Ana Luisa de Nogueira
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de investigar como o brincar praticado na educação infantil contribui no desenvolvimento e apropriação da oralidade, escuta e interpretação adequada do contexto no qual está inserida a inicialização do processo de leitura e letramento. No decorrer desta pesquisa, foram feitas considerações sobre a educação infantil ao longo da história e um breve relato sobre o histórico da infância. Para tanto, detemo-nos especialmente na aquisição da linguagem por meio da cultura histórico-social. O estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada em livros e nas seguintes bases de dados: Periódicos CAPES, SciELO, e Google Acadêmico. Este estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado através de levantamento bibliográfico se norteou nas possíveis soluções para problemas atuais e alguns desafios que os/as professores/as vêm vivenciando ao inserir o brincar como um fator positivo para o desenvolvimento da fala por meio de brincadeiras orientadas, buscando, assim, inovações que proporcionem compreensão em torno do tema estudado, analisando suas contribuições em relação ao desenvolvimento. Ao realizar esse trabalho foi constatado o quanto foi envolvente a pesquisa. A escolha do tema deu-se em função de como o lúdico pode influenciar na apropriação da fala das crianças através de brincadeiras. Foi possível observar que a prática da leitura precisa ser melhorada, pois a leitura não é só para memorizar, mas sim para refletir, construir, criar, explorar, sendo isto que precisa ser estudado e incentivado, começando em casa e em especial na escola. Enfim, frente às características específicas da educação infantil, considera-se que o brincar pode estar sempre inserido nesta fase tão importante do ensino.
Abstract: This work aims to investigate how the playing practiced in early childhood education contributes to the development and appropriation of orality, listening and adequate interpretation of the context in which the initialization of the reading and literacy process is inserted. During this research, considerations were made about early childhood education throughout history and a brief report on the history of childhood. Therefore, we focus especially on language acquisition through social-historical culture. The study is a bibliographic research carried out in books and in the following databases: Periódicos CAPES, SciELO, and Google Academic. This descriptive study with a qualitative approach, carried out through a bibliographic survey, was guided by possible solutions to current problems and some challenges that teachers have been experiencing when inserting playing as a positive factor for the development of speech through guided games, thus seeking innovations that provide understanding around the subject studied, analyzing their contributions in relation to development. When carrying out this work, it was verified how involving the research was. The choice of the theme was due to how playfulness can influence the appropriation of children's speech through games. It was possible to observe that the practice of reading needs to be improved, as reading is not just for memorizing, but for reflecting, build, create, explore, and this is what needs to be studied and encouraged, starting at home and especially at school. Finally, given the specific characteristics of early childhood education, it is considered that playing can always be inserted in this very important stage of education.
Palavras-chave: Educação infantil
Brincar - criança
Lúdico
Oralidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20434
Data do documento: 21-Jun-2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WAVS06072021.pdf355,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons