Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20437
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPorcino, Gislane Ozorio-
dc.date.accessioned2021-07-19T19:52:12Z-
dc.date.available2021-07-08-
dc.date.available2021-07-19T19:52:12Z-
dc.date.issued2021-06-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20437-
dc.description.abstractTechnology has, every day, made more part of our lives, and with the new Coronavirus pandemic, it has become essential in the work of teachers, since, with social distancing, remote teaching has become, practically, the only means of contact between teacher and students. Thus, this study aimed to analyze the work of Elementary School I teachers, who work in rural and urban schools in the city of Boa Ventura-PB, in the context of remote education. For this purpose, a survey was carried out with ten elementary school teachers from the aforementioned municipal network, through a questionnaire sent and answered via Google Forms. It was possible to verify the familiarity of the teachers with the New Digital Technologies, and how they have been streamlining their practices during this period, incorporating the available technological resources, in addition to the effects of the pandemic in their personal and professional lives. We conclude that the work of teachers has been taking place remotely, even in rural schools, however the main obstacle is the lack of access by students in the municipality to new technologies.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-07-19T19:52:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GOP08072021.pdf: 892029 bytes, checksum: 5ed478a63c444e742396d7763a79312e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-19T19:52:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GOP08072021.pdf: 892029 bytes, checksum: 5ed478a63c444e742396d7763a79312e (MD5) Previous issue date: 2021-06-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectEducação - pandemiapt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - professorpt_BR
dc.titleProfessores do ensino fundamental I e o ensino remoto: reflexões sobre sua práticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pontes, Ana Paula Furtado Soares-
dc.description.resumoA tecnologia tem, a cada dia, feito mais parte das nossas vidas, e com a pandemia do novo Coronavírus, ela passou a ser imprescindível no trabalho dos professores, visto que, com o distanciamento social, o ensino remoto passou a ser, praticamente, o único meio de contato entre professor e alunos. Assim, este trabalho objetivou analisar o trabalho de professoras do Ensino Fundamental I, que atuam em escolas rurais e urbanas do município de Boa Ventura-PB, no contexto do ensino remoto. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com dez professoras do ensino fundamental I da referida rede municipal, por meio de questionário enviado e respondido via Google Forms. Foi possível constatar a familiaridade das professoras com as Novas Tecnologias Digitais, e como as mesmas vêm dinamizando suas práticas nesse período, incorporando os recursos tecnológicos disponíveis, além de seus efeitos da pandemia nas suas vidas pessoal e profissional. Concluímos que o trabalho das professoras vem ocorrendo remotamente mesmo nas escolas rurais, entretanto o principal empecilho é a falta de acesso pelos estudantes do município às novas tecnologias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GOP08072021.pdf871,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons