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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20438
Tipo: TCC
Título: Processo de ensino-aprendizagem de crianças da educação infantil fase da pré-escola
Autor(es): Neves, Josedina Alves de Araujo
Primeiro Orientador: Dantas, Veridiana Xavier
Resumo: Este trabalho desenvolvido, via pesquisa bibliográfica, trouxe as teorias acerca do processo de ensino-aprendizagem de crianças da educação infantil, fase da pré escola. O objetivo principal consistiu em analisar os principais fatores que não proporcionam a motivação e, consequentemente, provocam a rejeição da criança a algumas metrologias. Vale destacar que quando se usa práticas pedagógicas que não são interessantes para as crianças, elas se contrapõem em participar das atividades que lhes são propostas. Na maioria das vezes, para despertar o interesse das crianças, é importante que se utilize metodologias lúdicas de ensino e aprendizagem, ou seja, práticas pedagógicas por meio de jogos e brincadeiras, contação de histórias, danças, teatros de bonecos, fantoches e tantas outras atividades, que se manifestam como agradáveis para a maioria delas. Além disso, as brincadeiras também são consideradas como como parte integrante da infância e depois de longos estudos e pesquisas também constatadas como fator preponderante no desenvolvimento infantil. Porém, o que se percebe, em alguns casos, é que algumas crianças não são atraídas por estas atividades, inclusive rejeitando o aprendizado que é desenvolvido por meio deste método lúdico. Diante disso, alguns dos resultados, obtidos com essa pesquisa, apontaram para a não hegemoneidade das crianças em seu processo de desenvolvimento pessoal e educativo, além de distúrbios de aprendizagem que podem existir devido a inúmeros fatores, dentre eles, a ausência da participação familiar no acompanhamento dos estudos, ou seja, a negligência que, muitas vezes, percebe-se em alguns lares. Portanto, esta pesquisa demonstrou alguns fatores que influenciam a aprendizagem infantil, como por exemplo, o ambiente sociocultural, a família a qual a criança está inserida, a compreensão por parte do adulto de identificar a inteligência múltipla de cada criança. Com o intuito de apontar algumas sugestões para minimizar esta realidade, é que esta pesquisa traz as teorias acerca das inteligências múltiplas evidenciadas por Howard Gardner, o estudo desta teoria aponta estratégias para sanar possíveis rejeição da aprendizagem por parte da criança do ensino infantil e da Zona de Desenvolvimento Proximal desenvolvida por Vygostsky, como sendo uma das propostas a fim de se compreender como lidar com essa realidade. Nesse sentido, é possível se identificar onde a criança está e qual seu potencial de aprendizagem para que o adulto possa intervir. Não se deve deixar de lado a importância de os professores de escolas infantis se imbuírem dessa responsabilidade no que concerne ao desenvolvimento da aprendizagem da criança.
Abstract: This work, developed through bibliographic research and which brought theories about rejection of learning by children in the Pre-School stage of Early Childhood Education, had the main objective of understanding and analysis of the main factors that do not provide the motivation and the consequent rejection of the child in the educational period already mentioned, and from which he opposes to participate in the proposed activities to them, which are constituted by the ludic method of teaching and learning, which is, the one in which the children are able to learn through games and games, storytelling, dances, puppet theaters, puppets and so many other activities, which manifest themselves as pleasant to most of them. In addition, play is also considered as an integral part of childhood and after long studies and research also found to be a major factor in child development, as well as always inviting, in view of being gratifying activities for most of them. However, what is perceived in some cases is that certain children are not considered to these activities, including rejecting their learning that is developed through this playful method. Therefore, some of the results obtained with the research were those that point to the non-hegemony of children in their personal and educational development process, in addition to the learning disorders that may exist due to numerous factors, among them, the absence of participation in the monitoring of studies, domestic violence, neglect that is often perceived in some homes. Therefore, in order to point out some suggestions to minimize this reality, it is that this research brings the theories about multiple intelligences brought by Howard Gardner and the Zone of Proximal Development developed by Vygostsky, as being one of the proposals of understanding and how to deal with this reality of rejection of learning and that cannot be left aside by teachers, by children's schools in general.
Palavras-chave: Pré-escola
Aprendizagem
Inteligências
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20438
Data do documento: 16-Jun-2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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