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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20447
Tipo: TCC
Título: A fala do corpo na educação infantil: relatos e reflexões a partir da residência pedagógica na Escola de Educação Básica (EEBAS-UFPB)
Autor(es): Silva, Talita Farias
Primeiro Orientador: Silva, Thais Thalyta da
Resumo: A educação infantil passou por diversas modificações ao longo dos anos, no qual atualmente sabemos que sua finalidade é desenvolver nas crianças os aspectos físicos, intelectuais, psicológicos e sociais. Sendo assim, constata-se que as instituições de educação infantil, em sua maioria, são ambientes de desenvolvimento humano, em que, valores, crenças e corpos são formados, e por isso, possibilitam a construção das diversas linguagens como corporal, verbal e artística. Nesse sentido, o objetivo do trabalho foi refletir sobre como a linguagem do corpo das crianças (entre 4 e 5 anos de idade) favorecem a construção do processo pedagógico na educação infantil, no contexto da Escola de Educação Básica/UFPB. A pesquisa desenvolveuse a partir do ingresso no Programa Residência Pedagógica da UFPB, programa este que promove a inserção dos estudantes de pedagogia para vivenciar práticas no contexto escolar, utilizando a proposta metodológica descritiva de natureza qualitativa que proporcionou a exploração, a descrição da complexidade do tema e problema de pesquisa possibilitando a análise e compreensão na busca da construção de contribuições ao objeto de pesquisa foi desenvolvido este relato de experiência. Como evidências da pesquisa, foi possível destacar, por meio da proposição de atividades como narração de história, vídeos musicais educativos, teatro de sombras, entre outros, que as diversas manifestações corporais das crianças fazem parte da construção do processo de aprendizagem infantil, uma vez que essas manifestações são ferramentas para revelação de seus pensamentos e emoções. Sendo assim, a partir das experiências vivenciadas na Escola de Educação Básica/UFPB, foi possível concluir que a criança se constrói através das expressões do seu corpo, manifestandose através do todo, com suas diversas linguagens e singularidades. Desta forma, a constituição do processo pedagógico na educação infantil é favorecida por tal compreensão e isso significa considerar o movimento corporal como uma linguagem repleta de valores e significados, que precisa ser respeitada e validada no cotidiano escolar.
Abstract: Early childhood education has undergone several changes over the years, in which we currently know that its purpose is to develop physical, intellectual, psychological and social aspects in children. Thus, it appears that most early childhood education institutions are environments of human development, in which values, beliefs and bodies are formed, and therefore, enable the construction of various languages such as body, verbal and artistic . In this sense, the objective of the work was to reflect on how the body language of children (between 4 and 5 years old) favor the construction of the pedagogical process in early childhood education, in the context of the Basic Education School/UFPB. The research was developed from the entry into the Pedagogical Residency Program at UFPB, a program that promotes the insertion of pedagogy students to experience practices in the school context, using the descriptive methodological proposal of a qualitative nature that provided the exploration, the description of complexity of the theme and research problem enabling the analysis and understanding in the search for the construction of contributions to the research object, this experience report was developed. As evidence of the research, it was possible to highlight, through the proposition of activities such as storytelling, educational music videos, shadow theater, among others, that the various bodily manifestations of children are part of the construction of the child's learning process, since that these manifestations are tools for revealing your thoughts and emotions. Thus, from the experiences lived in the School of Basic Education/UFPB, it was possible to conclude that the child is built through the expressions of his body, manifesting itself through the whole, with its different languages and singularities. Thus, the constitution of the pedagogical process in early childhood education is favored by such understanding and this means considering body movement as a language full of values and meanings, which needs to be respected and validated in everyday school life.
Palavras-chave: Educação infantil
Corporeidade
Linguagem corporal
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20447
Data do documento: 28-Jul-2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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