Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20487
Tipo: TCC
Título: ACOLHIMENTO, DIÁLOGO E MEDIAÇÃO DE SABERES: SENTIDOS DA RELAÇÃO ENTRE ESTAGIÁRIO E PROFESSOR-REGENTE NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL
Autor(es): FERREIRA, THALITA KADYDHJA BELMONT
Primeiro Orientador: Araújo de Melo Maia, Angélica
Resumo: O estágio supervisionado nos cursos de licenciatura pode proporcionar experiências que auxiliam no desenvolvimento profissional de professores iniciantes, sendo o contato estabelecido com o professor-regente (supervisor) uma das mais importantes formas de elaboração de saberes docentes proporcionadas aos estagiários (REICHMANN; GUEDES-PINTO, 2018). Dessa forma, nesta pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), buscou-se investigar as percepções de um professor licenciado e duas professoras em formação inicial do curso de Letras-Inglês da Universidade Federal da Paraíba a respeito de suas experiências ao cursar a parte prática das disciplinas de Estágio Supervisionado V, Vl e Vll considerando a relação entre estagiário e professor- regente e os tipos de saberes docentes que podem resultar dessa relação. Como referencial teórico, discutiram-se diferentes concepções sobre o estágio supervisionado (PIMENTA; LIMA, 2005/2006; VALSECHI, 2018, entre outros), sobre a relação entre estagiário e professor-regente (BUENO, DIOLINA E TOMAZ, 2018; REICHMANN, 2014) e sobre os diferentes tipos de saberes docentes (TARDIF, 2000). Para a coleta de dados, foi criado um questionário online na plataforma Google Forms, respondido pelos três participantes, que tinham realizado as atividades das disciplinas de Estágio Supervisionado V, VI e VII (língua inglesa) em escolas campo, sob a supervisão de um professor-regente. As questões buscaram elucidar traços do relacionamento entre os estagiários e o professor-regente supervisor, e explorar as contribuições dessa relação para o desenvolvimento profissional dos participantes. A análise foi feita através da identificação dos temas mais importantes nas respostas dos participantes, no que se refere ao entendimento da relação com o professor- regente, aos saberes que ela pode desenvolver na formação docente e aos desafios enfrentados. A análise das respostas dos participantes revelou vivências distintas, porém com uma percepção similar entre os estagiários a respeito do professor-regente. Todos acreditam na relevância da interação com esse professor para as suas respectivas formações profissionais e reconhecem as contribuições do trabalho de supervisão/colaboração ativa do professor-regente durante a inserção do estagiário no espaço da sala de aula. O estágio supervisionado e o contato com o professor-regente são vistos pelos participantes como oportunidades de aprimoramento dos professores ainda em formação, capacitando-os para a sua futura atuação profissional.
Abstract: Supervised internship in teacher education programs might provide experiences that help in the professional development of in-service teachers. The contact established with the regular classroom teacher (supervisor) is one of the most important ways to construct teaching knowledge provided to the trainees (REICHMANN; GUEDESPINTO, 2018). Thus, in this graduating paper, we sought to investigate the perceptions of one already graduated teacher and two teacher candidates from the Letras Inglês Teacher Education Program at Universidade Federal da Paraíba regarding their experiences when doing the practicum part of the courses Supervised Internship V, VI and VII, and considering the relationship between the trainee and the classroom teacher as well as the kinds of teaching knowledge that can result from this interaction. As theoretical references, we discussed different conceptions of supervised internship (PIMENTA; LIMA, 2005/2006; VALSECHI, 2018, among others), the relationship between the trainee and the classroom teacher (BUENO, DIOLINA E TOMAZ, 2018; REICHMANN, 2014), as well as the different types of teaching knowledge (TARDIF, 2000). For data collection, an online questionnaire was created in the Google Forms platform, and it was answered by the three participants, who had done the activities of the Supervised Internship V, VI and VII (English Language) courses in field schools, under the supervision of regular teachers. The questions sought to elucidate features of the relationship between the trainees and their respective classroom teacher supervisor and to explore the contributions of that interaction to their professional development. The analysis was conducted by identifying the most important themes in participants' responses to the questionnaire, regarding the understanding of the relationship with the regular teacher, the knowledge it can afford in teacher training, and the challenges faced. The analysis of the participants' answers revealed different experiences, but with a similar perception among the trainees about the regular classroom teacher. All of them believe in the relevance of the interaction with the supervising teacher for their respective professional education and they recognize the contributions of the active supervising/collaborative work of the classroom teacher during the trainee's insertion into the classroom. The supervised internship as well as the relationship with the classroom teacher are seen by the participants as opportunities for improvement of in-service teachers, preparing them for their future professional practice.
Palavras-chave: Formação docente Inicial
Estágio Supervisionado
Saberes docentes
Letras Inglês
Initial Teacher Education
Supervised Internship
Teaching Knowledge
English
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20487
Data do documento: 7-Jul-2021
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TKBF23072021.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.