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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20513| Tipo: | TCC |
| Título: | DEFICIÊNCIA VISUAL E ENSINO: LITERATURA INFANTOJUVENIL E INCLUSÃO |
| Autor(es): | LOPES, ANALICE ERNESTO |
| Primeiro Orientador: | Costa, Fabiana Ferreira da |
| Resumo: | O objetivo deste trabalho é promover a inclusão de estudantes com deficiência visual via sequência didática estruturada em vivências por meio da literatura infantojuvenil nos anos finais do ensino fundamental. Para tanto, utilizamos o quadrinho da Turma da Mônica intitulado Dorinha, a nova amiguinha (2009), de Maurício de Sousa, e o livro infantojuvenil A Neta de Anita (2017), de Anderson de Oliveira. Sabemos que para ocorrer uma inclusão palpável, é necessário que haja um preparo de toda comunidade escolar, desde os espaços físicos, até a habilitação de professores e demais funcionários da escola, no entanto, nosso foco aqui se volta para os alunos que irão receber o colega com deficiência visual, por isso consideramos crucial trabalhar essa temática em sala, desenvolvendo ou aprimorando aptidões para instigar a inclusão. Desse modo, nos apoiamos em Candido (1989), que fala sobre a capacidade que a literatura tem de humanizar, bem como Coelho (2000), Zilberman (2005) e Lajolo (2018), as quais declaram que a literatura infantojuvenil pode auxiliar na formação da criança e do jovem, e utilizamos o conceito de vivência desenvolvido por Del Prette e Del Prette (2011). |
| Abstract: | The objective of this work is to promote the inclusion of visually impaired students via a structured didactic sequence in experiences through children's literature in the final years of elementary school. To do so, we use the Turma da Mônica comic entitled Dorinha, a nova amiguinha (2009), by Maurício de Sousa, and the children's book A Neta de Anita (2017), by Anderson de Oliveira. We know that for a tangible inclusion to occur, the entire school community needs to be prepared, from the physical spaces, to the qualification of teachers and other school employees, however, our focus here is on the students who will receive the a visually impaired colleague, that's why we consider it crucial to work on this theme in the classroom, developing or improving skills to instigate inclusion. Thus, we rely on Candido (1989), who talks about the capacity that literature has to humanize, as well as Coelho (2000), Zilberman (2005) and Lajolo (2018), who declare that children's literature can help in training of children and young people, and we use the concept of experience developed by Del Prette and Del Prette (2011). |
| Palavras-chave: | : Literatura infantojuvenil Deficiência visual Educação inclusiva |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20513 |
| Data do documento: | 1-Jun-2021 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LOPES, Analice (2021) Deficiência visual e ensino - literatura infantojuvenil e inclusão.pdf | 255,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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