Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20519
Tipo: TCC
Título: A literatura infantil na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Barbosa, Josivânia da Costa
Primeiro Orientador: Dantas, Veridiana Xavier
Resumo: Nosso estudo tem como objetivo apresentar algumas considerações acerca da aula de leitura na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, apontando a importância da leitura para o desenvolvimento da criança. A educação é um direito de todos, desta forma a educação infantil se torna essencial para o desenvolvimento desde a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental, assim destacamos a importância das creches, pré-escolas e escola de educação básica. A motivação para esta discussão está pautada na inquietude por conhecer os mecanismos de compreensão leitora do alunado na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, visto que, as aulas, na educação infantil são, na maioria das vezes, pautadas em métodos de decodificação de imagens através de músicas, atividades de pinturas e brincadeiras, e quando passa para os anos iniciais do ensino fundamental há uma inserção maior no universo das diferentes linguagens, como verbal, gráfica, matemática, entre outros. Sabemos que a leitura é essencial no processo de ensino-aprendizagem, então, o nosso intuito é identificar como e quando a leitura passar a ser tida como elemento primordial na efetivação do aprendizado da criança. A primeira contatação da criança com a literatura acontece por muitas vezes na escola, assim destacamos a importância do professor para a mediação entre a literatura e a criança, proporcionando uma experiência agradável, capaz de despertar o gosto pela leitura. Para reverberar conosco, tomamos como aporte teórico as orientações da BNCC e os textos de COELHO (2000), LAJOLO (2004), ROCHA (1983) entre outros. Nessa perspectiva, nos propomos a apresentar algumas considerações que sejam capazes de mostrar a importância da leitura na sala de aula de educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como mostrar como os benefícios que podem ser alcançados através do ato de ler para as crianças, apresentar o livro, desenvolver os aspectos cognitivos e interacionais dos alunado na sala de aula. Nosso estudo possibilitou que pudéssemos perceber quanto a literatura infantil pode ser eficiente como ferramenta a ser utilizada em sala de aula. Portanto, concluímos dizendo que a literatura infantil para a educação infantil e para os anos iniciais do ensino fundamental, em suas aulas de leitura, é capaz de estimular o desenvolvimento da compreensão leitora da criança. O ato da leitura nas salas de aulas permite que a criança possa desenvolver habilidades, aprimorando cada vez mais o hábito de ler. Destacamos a utilização de estudos que viabilizam um ensino-aprendizagem contribuindo para a formação da criança como também de uma sociedade melhor, de igualdade, respeito e dignidade da pessoa.
Abstract: Our study aims to present some considerations about the reading class in early childhood education and in the early years of elementary school, pointing out the importance of reading for the child's development. Education is everyone's right, so early childhood education becomes essential for development from early childhood education and the early years of elementary school, thus highlighting the importance of daycare centers, preschools and basic education schools. The motivation for this discussion is based on the anxiety to know the reading comprehension mechanisms of students in early childhood education and in the early years of elementary school, since classes in early childhood education are, most of the time, based on decoding methods. of images through music, painting activities and games, and when it moves into the early years of elementary school there is a greater insertion in the universe of different languages, such as verbal, graphic, mathematical, among others. We know that reading is essential in the teaching-learning process, so our aim is to identify how and when reading becomes seen as a fundamental element in the effective learning of the child. The child's first contact with literature happens many times at school, so we highlight the importance of the teacher for mediation between literature and the child, providing a pleasant experience, capable of awakening the taste for reading. To reverberate with us, we take as a theoretical contribution the guidelines of the BNCC and the texts of COELHO (2000), LAJOLO (2004), ROCHA (1983) among others. In this perspective, we propose to present some considerations that are capable of showing the importance of reading in the early childhood classroom and in the early years of elementary school, as well as showing how the benefits that can be achieved through the act of reading for children. children, present the book, develop the cognitive and interactional aspects of students in the classroom. Our study made it possible for us to realize how efficient children's literature can be as a tool to be used in the classroom. Therefore, we conclude by saying that children's literature for early childhood education and for the early years of elementary school, in their reading classes, is able to stimulate the development of children's reading comprehension. The act of reading in classrooms allows the child to develop skills, improving more and more the habit of reading. We highlight the use of studies that make teaching and learning possible, contributing to the formation of the child as well as to a better society, of equality, respect and dignity of the person.
Palavras-chave: Educação infantil
Literatura infantil
Ensino fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20519
Data do documento: 16-Jun-2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JCB13072021.pdf487,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons