Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2051Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Santos, Severino Félix dos | - |
| dc.date.accessioned | 2017-09-12T11:58:34Z | - |
| dc.date.available | 2017-09-12 | - |
| dc.date.available | 2017-09-12T11:58:34Z | - |
| dc.date.issued | 2015 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2051 | - |
| dc.description.abstract | Discussing the theme about “school as environment for relations of otherness” means to bring to present, the reflexion about the elements which form the school environment, understood as the process of management, teaching staff, curriculum, plans and so on. The main objective of this research was to investigate experiences which of occur in the environment school of a good living with the differences. Focusing on researching the objective, we developed, initially, a reflexion about the meaning of school environment. Continuing with the theoretical reference, we treat questions of learning to live together with the differences by basing on the reflexion developed about the Four Pillars of Education, by Jacques Delors. By the same perspective of trying to comprehend the complex phenomenon of living together with the different persons, we try to understand the ethics of care, suggested by Leonard Boff. Still trying to detail the problem, we are basing on the concept of otherness suggested by Emmanuel Lévinas and Dala Rosa. To develop an Educational Process for dissimilarity demands attention to an anthropological way which conceives a humanity of the ‘me’ associated to the humanity of the ‘other’, in a subjectivity which turns into hospitality. Education to the difference consists in preparing a student, since from the softest age to understand that to be different doesn't mean to be uneven, but a being who makes sense to his or her own existence. From the theoretical reference, this field research was achieved in a qualitative form, with the aim of identify and comprehend situations in the school environment whose relation of receptions and care could be verified, specially, in the relations to the student. The achieved results point out that the situations of holding the dialogue of care, of the respect to the differences, of the moment to hear and of the responsibility for the others are characterized as fomented situations from the relations of otherness in the school environment. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-12T11:58:34Z No. of bitstreams: 1 SFS12092017: 516264 bytes, checksum: f5aa0e86c9b35f9de1e80666a891659c (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-09-12T11:58:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SFS12092017: 516264 bytes, checksum: f5aa0e86c9b35f9de1e80666a891659c (MD5) Previous issue date: 2015 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
| dc.subject | Ética | pt_BR |
| dc.subject | Alteridade - ambiente escolar | pt_BR |
| dc.title | A escola como ambiente para relações de alteridade | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Guedes, Edson Carvalho | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9015460917333717 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Santos, Edilene Silva | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5097140572570097 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Fonseca, Santuza Mônica de França Pereira da | - |
| dc.description.resumo | Discutir o tema da “escola como ambiente para relações de alteridade”, significa trazer presente a reflexão sobre os elementos que formam o ambiente escolar, entendido como processos de gestão, corpo discente, planejamento etc. O objetivo principal desta pesquisa foi investigar experiências que ocorrem no ambiente escolar facilitadoras de uma boa convivência com as diferenças. Com vistas a alcançar esse objetivo desenvolvemos, inicialmente, uma reflexão sobre o conceito de ambiente escolar. Dando continuidade ao referencial teórico, tratamos da questão do aprender a conviver com os diferentes, partindo da reflexão desenvolvida sobre os Quatro Pilares da Educação, de Jacques Delors. Na mesma perspectiva de buscar compreender o complexo fenômeno da convivência entre os diferentes, buscamos compreender a ética do cuidado, proposta por Leonardo Boff. Ainda em busca de aprofundar o problema ético, ancoramo-nos do conceito de alteridade proposto por Emmanuel Lévinas e de Dalla Rosa. Desenvolver um processo educacional para a diferença exige um olhar antropológico que concebe a humanidade do eu associada à humanidade do outro, numa subjetividade que se faz hospitalidade. A educação para a diferença consiste em preparar o aluno, desde a mais tenra idade, a entender que ser diferente não significa ser desigual, mas um ser que legitima e dá sentido à própria existência. A partir do referencial teórico, foi realizada uma pesquisa de campo, do tipo qualitativa, com o objetivo de identificar e compreender situações no ambiente escolar que a relação de acolhida e cuidado pudessem ser verificadas, em especial na relação com os alunos. Os resultados alcançados apontam que as situações de promoção do diálogo, da relação de cuidado, do respeito às diferenças, da disponibilidade para a escuta e da responsabilidade para com outrem se caracterizam como situações fomentadoras da relação de alteridade no ambiente escolar. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SFS12092017 | 504,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
