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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20523
Tipo: TCC
Título: A contação de histórias e o desenvolvimento da leitura e da oralidade da criança
Autor(es): Ferreira, Ana Karoline Fernandes de Oliveira
Primeiro Orientador: Afonso, Maria Aparecida Valentim
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral descrever as ações pedagógicas realizadas junto às crianças, a partir da utilização da Literatura Infantil e da contação de histórias que possibilitaram o desenvolvimento da leitura e da oralidade, durante as mediações da leitura literária. Além do objetivo geral foram estabelecidos cinco objetivos específicos que são: compreender a importância da Literatura infantil para o desenvolvimento da criança; identificar histórias e brincadeiras preferidas pelas crianças; reconhecer a importância da Literatura Infantil para o trabalho com as crianças; refletir sobre a Literatura infantil, a contação de histórias e o desenvolvimento da oralidade e a da imaginação das crianças pequenas. Ao apresentar uma proposta de contação de histórias que se apoiou na Literatura Infantil, para crianças que frequentam a Educação Infantil, a intenção pedagógica que nos moveu foi a necessária ressignificação da ideia de ludicidade, sobretudo aquelas propiciadas pelas narrativas de histórias e brincadeiras, de modo a favorecer o desenvolvimento cognitivo das crianças. Este trabalho foi possível graças ao projeto disponibilizado pelo CRAS chamado “Criança Feliz”, realizado no município de Lagoa de Dentro/PB. Devido à pandemia e o afastamento social exigido nesse momento, as mediações não puderam ser realizadas em sala de aula e, por isso, foi necessária a realização de visitas domiciliares nas casas das famílias atendidas. Para compreender as ações realizadas e sua articulação com o desenvolvimento das crianças foram feitas discussões teóricas sobre temáticas envolvidas eu se apoiaram nos seguintes autores Kramer(1999, 2000), Soares(2004), Mendonça(2007), Ariès(1975), Almeida(1995), Zilbeman(1985), Cardemotori (1994), Cantarelle(2006), Piaget (1992), Vygotsky (1984), Dallabana, Mendes(2004). A metodologia da pesquisa constou de uma abordagem qualitativa em uma perspectiva descritiva. O tipo de pesquisa pautou-se em uma pesquisa-ação na medida em que o pesquisador estava envolvido com o grupo de famílias e crianças participantes. Os resultados alcançados consistiu na realização da interação com todas as crianças envolvidas no projeto, que envolveu o trabalho de socialização entre todos/as e o desenvolvimento cognitivo, envolvendo habilidades de oralidade e leitura/escuta. Por usa vez, a presença da literatura infantil foi muito importante nas mediações pedagógicas realizadas com as crianças, por meio da sua utilização foi possível a construção de aprendizagens próprias para a educação infantil, possibilitando a ampliação do vocabulário das crianças desenvolva melhor sua aprendizagem, de acordo com a qualidade de pensamentos.
Abstract: The present work has as general objective to describe the pedagogical actions carried out with children during the pandemic period, from the use of Children's Literature and storytelling that enabled the development of playful activities during the mediations of literary reading. In addition to the general objective, five specific objectives were established, which are: to understand the importance of children's literature for the child's development; identify stories and games preferred by children; recognize the importance of Children's Literature for working with children; reflect on children's literature, storytelling and the development of orality and imagination of young children. When presenting a proposal for storytelling based on Children's Literature, for children who attend Kindergarten, the pedagogical intention that moved us was the necessary redefinition of the idea of playfulness, especially those provided by the narratives of stories and games, in a way to favor the cognitive development of children. This work was possible thanks to the project made available by CRAS called “Criança Feliz”, carried out in the municipality of Lagoa de Dentro/PB. Due to the pandemic and the social distancing required at that time, mediations could not be carried out in the classroom and, therefore, it was necessary to carry out home visits in the homes of the assisted families. To understand the actions taken and their articulation with the development of children, theoretical discussions were held on the themes involved, I relied on the following authors Kramer(1999, 2000), Soares(2004), Mendonça(2007), Ariès(1975), Almeida( 1995), Zilbeman(1985), Cardemotore (1994), Cantarelle(2006), Piagt (1992), Vygotsky (1984), Dallabana, mendes(2004). The research methodology consisted of a qualitative approach in a descriptive perspective. The type of research was based on an action research as the researcher was involved with the group of participating families and children. The results achieved were the interaction of everyone, teamwork and cognitive and motor development of each. The presence of children's literature is very important in education, so that children can better develop their learning, according to the quality of their thoughts.
Palavras-chave: Contação de história
Leitura
Oralidade infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20523
Data do documento: 17-Jun-2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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