Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20533
Tipo: | TCC |
Título: | ESTILOS PARENTAIS E PERFIL DE FUNCIONAMENTO EXECUTIVO: ANÁLISE DE CRIANÇAS ACOMPANHADAS EM AMBULATÓRIO PÚBLICO |
Autor(es): | LOUREIRO, LETÍCIA THEREZA BRITO |
Primeiro Orientador: | Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita |
Resumo: | Este estudo analisou a relação entre estilos parentais e funções executivas em crianças, uma vez que pesquisas anteriores apontam as práticas parentais como importantes influências no desenvolvimento dessas funções. Método. Participaram 12 crianças, com idades variando entre seis e 11 anos, acompanhadas em um ambulatório da Psiquiatria Infantil do Hospital Universitário Lauro Wanderley, e seus respectivos responsáveis. Foram utilizados como instrumentos os subtestes de memória de trabalho, fluência verbal e controle inibitório do Neupsilin-inf; e o Inventário de Estilos Parentais (IEP), respondido através de videochamada. Resultados. Foram verificadas correlações significativas e negativas entre o fator Disciplina relaxada e o índice de Controle Inibitório e correlações significativas e positivas entre o resultado geral do IEP e o índice de Controle Inibitório. Contudo, houveram também alguns resultados surpreendentes teoricamente: correlação negativa entre o fator Monitoria positiva e Fluência Verbal; correlação positiva entre o fator Punição inconsistente e Fluência Verbal; e correlação positiva entre o fator Negligência e Fluência Verbal. Conclusão. No geral, concluiuse que, quanto mais adequado o estilo parental dos pais, melhor a habilidade de inibição das crianças, apesar das limitações impostas pelo momento atual, vivido mundialmente, e pelo uso de apenas um instrumento para avaliar as práticas parentais. |
Abstract: | This study analyzed the relationship between parenting styles and executive functions in children, as previous research points to parenting practices as important influences on the development of these functions. Method. Twelve children, aged between six and 11 years, followed at an outpatient clinic of Child Psychiatry at Lauro Wanderley Universitary Hospital, and their respective guardians participated in this study. The instruments used were the subtests of working memory, verbal fluency and inhibitory control of the Neupsilin-inf; and the Parental Styles Inventory (PSI), answered via video call. Results. Significant and negative correlations were verified between the relaxed Discipline factor and the Inhibitory Control index and significant and positive correlations between the general PSI result and the Inhibitory Control index. However, there were also some theoretically surprising results: negative correlation between the positive Monitoring factor and Verbal Fluency; positive correlation between the Inconsistent Punishment factor and Verbal Fluency; and positive correlation between the Negligence factor and Verbal Fluency. Conclusion. In general, it was concluded that the more appropriate the parents' parenting style, the better the children's ability to inhibit, despite the limitations imposed by the current situation, experienced worldwide, and by the use of only one instrument to assess parenting practices. |
Palavras-chave: | relações familiares estilos parentais práticas educativas parentais ; funções executivas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicologia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20533 |
Data do documento: | 1-Jul-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Letícia Thereza Brito Loureiro.pdf | 369,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons