Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20551
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Edivilma Santana de-
dc.date.accessioned2021-07-29T12:55:59Z-
dc.date.available2021-07-16-
dc.date.available2021-07-29T12:55:59Z-
dc.date.issued2021-06-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20551-
dc.description.abstractGiven the dimension of the impact of illiteracy in the life of an individual and in society, this work reflects the importance of literacy practices in the early years of elementary school, as a very important stage of basic education, where childhood literacy should take place. Aiming at structuring a bibliographical base, basing the teaching practice of literacy on learning and sociocultural theories, on the laws that guide education and teacher training. This research presents interpreters of theorists such as Jean Piaget, with the cognitive development of the child, Vygotsky, through the understanding of the Zones of Proximal Distance and Paulo Freire, presenting the Freirean methodology. Analyzing the official literacy standards, namely: National Curriculum Guidelines for Basic Education (DCNs, 2013, MEC), Common National Curriculum Base (BNCC, 2017, MEC) and the National Literacy Plan (PNA, 2019, MEC). Directing teachers to a foundation of their literacy practices in theories and official norms, valuing their training.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-07-29T12:55:59Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ESL16072021.pdf: 556377 bytes, checksum: 1022c195eb9309562c015e62086b88e8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-29T12:55:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ESL16072021.pdf: 556377 bytes, checksum: 1022c195eb9309562c015e62086b88e8 (MD5) Previous issue date: 2021-06-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titlePráticas de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental: teorias, normas e formação docentept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Limeira, Aline de Morais-
dc.description.resumoDiante da dimensão do impacto do analfabetismo na vida de um indivíduo e da sociedade, este trabalho reflete a importância das práticas de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental, como a etapa da educação básica de grande relevância, onde deve ocorrer a alfabetização infantil. Tendo como objetivo a estruturação de uma base bibliográfica, fundamentando a prática docente de alfabetização nas teorias de aprendizagem e socioculturais, nas leis que norteiam a educação e formação docente. Esta pesquisa apresenta intérpretes de teóricos como Jean Piaget, com o desenvolvimento cognitivo da criança, Vygotsky, através da compreensão das Zonas de Distanciamento Proximal e Paulo Freire, apresentando a metodologia Freireana. Analisando as normas oficiais de alfabetização, a saber: Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica (DCNs, 2013, MEC), Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017, MEC) e o Plano Nacional de Alfabetização (PNA, 2019, MEC). Direcionando docentes a um embasamento de suas práticas de alfabetização em teorias e normas oficias, valorizando sua formação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESL16072021.pdf543,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons