Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20571
Tipo: TCC
Título: Adolescendo: uma vivência de grupo psicoterapêutico com adolescentes na Abordagem Centrada na Pessoa
Autor(es): FIGUEIREDO, MARCELA ALMEIDA
Primeiro Orientador: SOUZA, SANDRA
Resumo: À medida que vão se construindo, as relações interpessoais podem representar limitações e barreiras para a liberdade experiencial da pessoa. Na adolescência, essas dificuldades parecem se potencializar, por ser uma fase de mudanças, representando a transição entre a infância e a vida adulta. O grupo psicoterapêutico caracteriza-se por uma relação terapêutica que proporciona crescimento, e, por isso, mudança na experiência de seus participantes. Diante disso, este trabalho teve como objetivo compreender o processo psicoterapêutico grupal vivenciado com sete adolescentes, a partir de uma intervenção humanista da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), apreendendo como o grupo pode contribuir de forma facilitadora para a experiência adolescente. Trata-se de um pesquisa qualitativa, de cunho fenomenológico, que utilizará como instrumento de pesquisa as Versões de Sentido (VS) produzidas por sete adolescentes em um grupo facilitado durante experiência de Estágio Supervisionado na Clínica-Escola de Psicologia da UFPB, entre agosto e dezembro de 2018. As VS foram produzidas ao final de cada encontro e adotou-se como critérios de inclusão, para a seleção do material, ter permanecido no grupo até o encerramento dos encontros e a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para o uso do material das sessões com fins de estudo e pesquisa. Para a compreensão do processo fez-se um recorte do início, meio e fim do período de duração do grupo, e, portanto, foram analisadas as VS de todos os participantes referentes às duas primeiras sessões, às duas sessões centrais e às duas sessões finais, totalizando 34VS. Inicialmente, foi feita uma leitura para a compreensão dos sentidos de cada sessão. Em seguida, mediantes releituras foram elaboradas 43 Unidades de Significado com os sentidos que se apresentaram enquanto fenômeno para a pesquisadora. No momento seguinte, passou-se a uma síntese integrativa dos significados individuais, reagrupando as Unidades de Significado em Eixos de Sentidos de cada sessão, para chegar a uma compreensão final sobre como foi vivenciado o processo pelo grupo. Foram encontrados 12 Eixos de sentido denominados: Eixo 1 – Eu ofereço ao grupo, Eixo 2 – O grupo me oferece e Eixo 3 – Movimento intrapessoal (na Sessão 1); Eixo 4 – Eu comigo e Eixo 5 – Eu no grupo (na Sessão 2); Eixo 6 – Eu me permito e Eixo 7 – Estou tentando (na Sessão 8); Eixo 8 – Emoções negativas e o Eixo 9 – Emoções positivas (na Sessão 9); Eixo 10 – Eu me percebo e no Eixo 11 – Eu percebo o outro (na Sessão 15); e Eixo 12 – Eu experimento ser livre (na Sessão 16). Visualizou-se o crescimento da liberdade experiencial dos adolescentes, com maior percepção de si e fortalecimento da experiência interna. Concluiu-se que o enfoque centrado na pessoa no trabalho com grupos favorece a promoção da saúde global da pessoa, através de um ambiente acolhedor e de aceitação, estimulando uma postura ativa dos participantes e possibilitando o resgate e o incentivo à assunção das próprias responsabilidades, sendo, portanto, de relevância para o processo de amadurecimento vivido na adolescência.
Abstract: XXXXXXXXXXX
Palavras-chave: Processo Grupal
Abordagem Centrada na Pessoa
Adolescência
Versão de Sentido
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20571
Data do documento: 13-Jul-2021
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAF29072021.pdf594,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.