Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20577
Tipo: | TCC |
Título: | As relações afetivas entre professora, crianças e famílias no trabalho remoto: um estudo de caso na educação infantil |
Autor(es): | Guedes, Maria José Abílio |
Primeiro Orientador: | Amorim, Ana Luisa Nogueira de |
Resumo: | O presente trabalho discorre sobre a temática afetividade na Educação Infantil. Tem como objetivo geral analisar ações afetivas durante o processo de ensino aprendizagem das crianças da Educação Infantil no período remoto e como objetivos específicos têm-se: identificar se acontecem relações afetivas entre as famílias, as crianças e seus professores; descrever situações de socialização e interação entre as crianças nas aulas; e identificar relações afetivas nas práticas pedagógicas de professores e seu resultado. Considerando a ideia de que muitas crianças não se adaptam à instituição de ensino talvez por não se sentirem queridas, bem cuidadas, protegidas pelos professores. Isso provavelmente porque nem todos os educadores exercem sua prática docente com base na afetividade, preferindo ministrar aulas com postura tecnicista, rude, desprovidas de carinho e cuidado. É partindo dessa problemática que esta pesquisa decorre. Para tanto, tivemos como base os seguintes questionamentos: Práticas pedagógicas baseadas na afetividade ajudam na formação integral das crianças? Como a unidade educativa em foco trata as crianças no dia a dia com relação a aspectos afetivos? Para fundamentar esta pesquisa usamos os autores: Wallon (2010), Piaget (1976), Almeida (2005), Alencastro (2009), dentre outros. Também usamos a Base Nacional Comum Curricular (2017). O trabalho foi realizado por meio de estudo de caso, onde fizemos uma pesquisa de campo de cunho investigativo e caráter qualitativo, buscando obter o máximo de informações. Usamos como instrumentos de coleta de dados, observações e questionário com questões que foram respondidas pela professora participante da pesquisa. Com isso, foi possível identificarmos que a professora possui uma relação afetiva de carinho, respeito, atenção com as crianças e também ou a maior parte do tempo com as famílias das crianças, mas também aponta a diversidade de formas de pensar e agir da família e as crianças, o que a leva a conduzir o processo de ensino com muito respeito e atenção nas expressões afetivas. Estas constatações nos permitiram concluir que a afetividade deve ser vista como um elemento intrínseco ao processo de ensino aprendizagem para as crianças no ambiente educacional adquiram os conhecimentos e desenvolvam-se com bem-estar, cuidado, segurança e demais aspectos afetivos que elevem a qualidade do ensino e os bons comportamentos humanos. |
Abstract: | This work discusses the theme of affectivity in Early Childhood Education. Its general objective is to analyze affective actions during the teaching-learning process of children in Kindergarten in the remote period and the specific objectives are: to identify whether affective relationships occur between families, children and their teachers; describe situations of socialization and interaction between children in class and; identify affective relationships in teachers' pedagogical practices and their results. Considering the idea that many children do not adapt to the educational institution perhaps because they do not feel wanted, well cared for, protected by the teachers. This is probably because not all educators exercise their teaching practice based on affection, preferring to teach classes with a technical, rude attitude, devoid of affection and care. It is from this problematic that this research arises. To do so, we had the following questions as a basis: Do pedagogical practices based on affectivity help in the integral formation of children? How does the educational unit in focus treat children on a daily basis in relation to affective aspects? To support this research we used the authors: Wallon (2010), Piaget (1976), Almeida (2005), Alencastro (2009), among others. We also use the Common National Curriculum Base (2017). The work was carried out through a case study, where we carried out a field research of an investigative nature and qualitative character, seeking to obtain as much information as possible. We used as instruments for data collection, observations and a questionnaire with questions that were answered by the teacher participating in the research. With this, it was possible to identify that the teacher has an affective relationship of affection, respect, attention to the children and also or most of the time with the children's families, but also points out the diversity of ways of thinking and acting in the family and the children, which leads her to conduct the teaching process with great respect and attention to affective expressions. These findings allowed us to conclude that affectivity should be seen as an intrinsic element in the teaching-learning process for children in the educational environment to acquire knowledge and develop with well-being, care, safety and other affective aspects that raise quality teaching and good human behavior. |
Palavras-chave: | Educação infantil Relação família-escola Afetividade Ensino remoto |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20577 |
Data do documento: | 21-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MJAG20072021.pdf | 459,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons