Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20584
Tipo: TCC
Título: A gestão democrática e a educação de jovens e adultos no Plano Municipal de Educação de João Pessoa (2015-2025): correlatos enunciativos
Autor(es): Rodrigues, Krislânia Damascena
Primeiro Orientador: Alcantara, Marcos Angelus Miranda de
Resumo: A gestão democrática e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão presentes nos dispositivos legais que regulam a educação brasileira, a exemplo da Constituição Federal de 1988 e da LDB 9.394/96. São temáticas amplamente discutidas nos planos político, pedagógico e acadêmico. Com o objetivo de analisar a questão, este trabalho teve por objeto de pesquisa as correlações enunciativas entre a gestão democrática e a EJA no Plano Municipal de Educação de João Pessoa (2015-2025). Dialogamos teoricamente com Ferreira e Rodrigues (2016) e Volpe (2004) sobre EJA; com Gadotti (2013, 2014) e Paro (2010, 2012) sobre gestão educacional. O trabalho buscou fundamentos teórico-metodológicos em Alcantara e Carlos (2013) e Foucault (2008) para organizar os procedimentos analíticos e operar com as noções de discurso e enunciado. A análise se deu a partir da escavação da rede documental que circunscreve os correlatos da gestão democrática e da EJA no Plano Municipal de Educação/JP. Os resultados da análise evidenciam que os correlatos articuladores da gestão democrática e da EJA são os seguintes signos enunciativos: o conhecimento, o campo político-pedagógico e os sujeitos da escola pública. Portanto, gestão democrática e EJA aparecem no Plano de Municipal de Educação/JP articulados a uma rede discursiva que afirma a educação pública como direito universal, pressuposto básico para construção da cidadania.
Abstract: Democratic management and Youth and Adult Education (EJA) are present in the legal provisions that regulate the Brazilian education, such as the Federal Constitution of 1988 and LDB 9.394/96. Are themes widely discussed at the political, pedagogical and academic levels. In order to analyze the issue, this work had for object of research the enunciative correlations between democratic management and EJA in the Municipal Education Plan of João Pessoa (2015-2025). We have a theoretical dialogue with Ferreira and Rodrigues (2016) and Volpe (2004) about EJA, and with Gadotti (2013, 2014) and Paro (2010, 2012) on educational management. The work sought theoretical and methodological foundations in Alcantara and Carlos (2013) and Foucault (2008) to organize the analytical procedures and operate with the notions of discourse and utterance. The analysis was based on the excavation of the documental network that circumscribes the correlates of democratic management and EJA in the Municipal Education Plan/JP. The results of analysis show that the articulating correlates of democratic management and EJA are the following signs enunciative: knowledge, the political-pedagogical field and the subjects of the public school. Therefore, management democracy and EJA appear in the Municipal Education Plan/JP articulated to a discursive network that affirms the public education as a universal right, a basic prerequisite for building citizenship.
Palavras-chave: Gestão democrática
Educação de jovens e adultos
Plano Municipal de Educação
Discurso
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20584
Data do documento: 1-Jul-2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KDR22072021.pdf327,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons