Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20586
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Ana Carla Paulino da-
dc.date.accessioned2021-08-03T12:40:59Z-
dc.date.available2021-07-23-
dc.date.available2021-08-03T12:40:59Z-
dc.date.issued2021-06-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20586-
dc.description.abstractThis study presents as central theme the evaluation of learning, with the following general objective: analyzing the evaluation conception of teachers of the 2nd year of elementary school on Provinha Brasil, and specific objectives: identifying the conception of evaluation that underlies the practice of teachers; verifying the link between Provinha Brasil and learning evaluation; describing how Provinha Brasil influences the pedagogical practice and the way to evaluate student learning. This instrument is characterized as a large-scale assessment with the purpose of monitoring the literacy of students enrolled in the second year of elementary school. Thus, we are supported by the theoretical pillars of Afonso (2000) (2008) (2009), Luckesi (2000) (2011), Hoffmann (2019), Libâneo (2014) Esteban (2002) (2012), among others. To achieve the proposed objectives it was initially performed the bibliographic research as the initial step of the methodological process, the study was qualitative in nature with field research in online format, for which we used as an instrument of data collection an online questionnaire prepared with a virtual form (Google Forms), a link was created and sent through social media (WhatsApp), reaching twelve teachers allocated on the 2nd year of elementary school, considering that Provinha Brasil is an assessment applied to students at this stage of schooling. From the information collected it was possible to identify that most of the teachers surveyed believe that Provinha Brasil is an instrument capable of assessing the stage of development/proficiency in Portuguese and Mathematics.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-08-03T12:40:59Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ACPS23072021.pdf: 2828362 bytes, checksum: 78108128c7d3de53b14fccd21bcf9a7b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-03T12:40:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ACPS23072021.pdf: 2828362 bytes, checksum: 78108128c7d3de53b14fccd21bcf9a7b (MD5) Previous issue date: 2021-06-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectProvinha Brasilpt_BR
dc.titleProvinha Brasil: um potencial instrumento avaliativo?pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Miranda, Maria da Conceição Gomes-
dc.description.resumoEste estudo apresenta como tema central a avaliação da aprendizagem, tendo como objetivo geral, analisar a concepção avaliativa dos professores do 2° ano do ensino fundamental sobre a Provinha Brasil e como objetivos específicos: identificar a concepção de avaliação que fundamenta a prática dos professores; verificar a articulação entre a Provinha Brasil e avaliação da aprendizagem; descrever como a Provinha Brasil influencia a prática pedagógica e a forma de avaliar a aprendizagem dos alunos. Este instrumento se caracteriza como uma avaliação em larga escala com o propósito de monitorar a alfabetização e letramento dos alunos matriculados no segundo ano do ensino fundamental. Sendo assim, nos respaldamos nos pilares teóricos de Afonso (2000), (2008), (2009), Luckesi (2000), (2011), Hoffmann (2019), Libâneo (2014), Esteban (2002), (2012), entre outros. Para alcançar os objetivos propostos realizou-se inicialmente a pesquisa bibliográfica, enquanto etapa inicial do processo metodológico, o estudo foi de natureza qualitativa com pesquisa de campo no formato online, em que utilizou-se como instrumento de coleta de dados, um questionário on-line elaborado a partir de uma formulário virtual (Google Forms), no qual foi criado um link e divulgado em ambiente virtual (WhatsApp), atendendo a 12 professores do 2º ano do ensino fundamental, tendo em vista que a Provinha Brasil é uma avaliação aplicada aos alunos nessa etapa de escolarização. A partir das informações coletadas foi possível identificar, que grande parte dos professores pesquisados acredita que a Provinha Brasil é um instrumento capaz de avaliar o estágio de desenvolvimento/proficiência em Língua Portuguesa e Matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACPS23072021.pdf2,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons