Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20586
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Ana Carla Paulino da | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-03T12:40:59Z | - |
dc.date.available | 2021-07-23 | - |
dc.date.available | 2021-08-03T12:40:59Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20586 | - |
dc.description.abstract | This study presents as central theme the evaluation of learning, with the following general objective: analyzing the evaluation conception of teachers of the 2nd year of elementary school on Provinha Brasil, and specific objectives: identifying the conception of evaluation that underlies the practice of teachers; verifying the link between Provinha Brasil and learning evaluation; describing how Provinha Brasil influences the pedagogical practice and the way to evaluate student learning. This instrument is characterized as a large-scale assessment with the purpose of monitoring the literacy of students enrolled in the second year of elementary school. Thus, we are supported by the theoretical pillars of Afonso (2000) (2008) (2009), Luckesi (2000) (2011), Hoffmann (2019), Libâneo (2014) Esteban (2002) (2012), among others. To achieve the proposed objectives it was initially performed the bibliographic research as the initial step of the methodological process, the study was qualitative in nature with field research in online format, for which we used as an instrument of data collection an online questionnaire prepared with a virtual form (Google Forms), a link was created and sent through social media (WhatsApp), reaching twelve teachers allocated on the 2nd year of elementary school, considering that Provinha Brasil is an assessment applied to students at this stage of schooling. From the information collected it was possible to identify that most of the teachers surveyed believe that Provinha Brasil is an instrument capable of assessing the stage of development/proficiency in Portuguese and Mathematics. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-08-03T12:40:59Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ACPS23072021.pdf: 2828362 bytes, checksum: 78108128c7d3de53b14fccd21bcf9a7b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-08-03T12:40:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ACPS23072021.pdf: 2828362 bytes, checksum: 78108128c7d3de53b14fccd21bcf9a7b (MD5) Previous issue date: 2021-06-30 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Provinha Brasil | pt_BR |
dc.title | Provinha Brasil: um potencial instrumento avaliativo? | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Miranda, Maria da Conceição Gomes | - |
dc.description.resumo | Este estudo apresenta como tema central a avaliação da aprendizagem, tendo como objetivo geral, analisar a concepção avaliativa dos professores do 2° ano do ensino fundamental sobre a Provinha Brasil e como objetivos específicos: identificar a concepção de avaliação que fundamenta a prática dos professores; verificar a articulação entre a Provinha Brasil e avaliação da aprendizagem; descrever como a Provinha Brasil influencia a prática pedagógica e a forma de avaliar a aprendizagem dos alunos. Este instrumento se caracteriza como uma avaliação em larga escala com o propósito de monitorar a alfabetização e letramento dos alunos matriculados no segundo ano do ensino fundamental. Sendo assim, nos respaldamos nos pilares teóricos de Afonso (2000), (2008), (2009), Luckesi (2000), (2011), Hoffmann (2019), Libâneo (2014), Esteban (2002), (2012), entre outros. Para alcançar os objetivos propostos realizou-se inicialmente a pesquisa bibliográfica, enquanto etapa inicial do processo metodológico, o estudo foi de natureza qualitativa com pesquisa de campo no formato online, em que utilizou-se como instrumento de coleta de dados, um questionário on-line elaborado a partir de uma formulário virtual (Google Forms), no qual foi criado um link e divulgado em ambiente virtual (WhatsApp), atendendo a 12 professores do 2º ano do ensino fundamental, tendo em vista que a Provinha Brasil é uma avaliação aplicada aos alunos nessa etapa de escolarização. A partir das informações coletadas foi possível identificar, que grande parte dos professores pesquisados acredita que a Provinha Brasil é um instrumento capaz de avaliar o estágio de desenvolvimento/proficiência em Língua Portuguesa e Matemática. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ACPS23072021.pdf | 2,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons