Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20588Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Carvalho, Josinete Pereira de | - |
| dc.date.accessioned | 2021-08-04T14:04:49Z | - |
| dc.date.available | 2021-07-26 | - |
| dc.date.available | 2021-08-04T14:04:49Z | - |
| dc.date.issued | 2021-07-12 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20588 | - |
| dc.description.abstract | This research aimed to analyze the contribution of sexual education at school to reduce teenage pregnancy, according to the view of pedagogical coordinators who work in Elementary School – Final Years. Its specific objectives were to collect data to compose indicators of the reality of teenage pregnancy; understand the reality of the schools studied and understand the role of pedagogical coordination in proposing sexual education as a strategy for preventing this problem. For this study, works by: Bruschini & Barraso (1986); Rosemberg (1985); Werebe (1977, 1978); Figueiró (1997, 1998); Lima (2012); in addition to official documents and the Brazilian educational legal contribution in relation to Sexual Education. The research methodology was of a qualitative nature, of the field research type, comprising three phases: research and reflection with bibliographic contributions; application of a google forms form to the research subjects, in the form of a structured interview and thematic analysis of the content of the results. Theoretical and empirical reflections point out that coordinators play a fundamental role in promoting debates and collaboration in effective strategies for preventing teenage pregnancy, as well as pointing out suggestions and perspectives for a better implementation of Sex Education in the school environment. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-08-04T14:04:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JPC26072021.pdf: 618903 bytes, checksum: 345de55174f7341556fd60305db3a148 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-08-04T14:04:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JPC26072021.pdf: 618903 bytes, checksum: 345de55174f7341556fd60305db3a148 (MD5) Previous issue date: 2021-07-12 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Educação sexual | pt_BR |
| dc.subject | Gravidez - adolescente | pt_BR |
| dc.subject | Coordenação pedagógica | pt_BR |
| dc.subject | Gravidez - ambiente escolar | pt_BR |
| dc.title | A educação sexual como estratégia para a prevenção da gravidez na adolescência: um olhar a partir da perspectiva da coordenação pedagógica da escola | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Ana Paula Romão de Souza | - |
| dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como objetivo analisar a contribuição da educação sexual na escola para a minoração da gravidez na adolescência, conforme a visão dos coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio. Teve como objetivos específicos levantar dados para compor indicadores da realidade da gravidez na adolescência; perceber a realidade das escolas estudadas e compreender o papel da coordenação pedagógica na proposição da educação sexual como estratégia para prevenção desse problema. Para esse estudo foram analisados trabalhos de: Bruschini & Barraso (1986); Rosemberg (1985); Werebe (1977,1978); Figueiró (1997, 1998); Lima (2012); além de documentos oficiais e do aporte legal educacional brasileiro com relação a Educação Sexual. A metodologia da pesquisa foi de natureza qualitativa, do tipo pesquisa de campo, contemplando três fases: pesquisa e reflexão com aportes bibliográficos; aplicação de um formulário do google forms aos sujeitos da pesquisa, em forma de entrevista estruturada e análise temática do conteúdo dos resultados. As reflexões teóricas e empíricas apontam que os coordenadores/as desempenham um papel fundamental na promoção de debates e colaboração nas estratégias efetivas na prevenção da gravidez na adolescência, bem como apontam sugestões e perspectivas para uma melhor efetivação da Educação sexual no ambiente escolar. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JPC26072021.pdf | 604,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
