Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20588
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Josinete Pereira de-
dc.date.accessioned2021-08-04T14:04:49Z-
dc.date.available2021-07-26-
dc.date.available2021-08-04T14:04:49Z-
dc.date.issued2021-07-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20588-
dc.description.abstractThis research aimed to analyze the contribution of sexual education at school to reduce teenage pregnancy, according to the view of pedagogical coordinators who work in Elementary School – Final Years. Its specific objectives were to collect data to compose indicators of the reality of teenage pregnancy; understand the reality of the schools studied and understand the role of pedagogical coordination in proposing sexual education as a strategy for preventing this problem. For this study, works by: Bruschini & Barraso (1986); Rosemberg (1985); Werebe (1977, 1978); Figueiró (1997, 1998); Lima (2012); in addition to official documents and the Brazilian educational legal contribution in relation to Sexual Education. The research methodology was of a qualitative nature, of the field research type, comprising three phases: research and reflection with bibliographic contributions; application of a google forms form to the research subjects, in the form of a structured interview and thematic analysis of the content of the results. Theoretical and empirical reflections point out that coordinators play a fundamental role in promoting debates and collaboration in effective strategies for preventing teenage pregnancy, as well as pointing out suggestions and perspectives for a better implementation of Sex Education in the school environment.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-08-04T14:04:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JPC26072021.pdf: 618903 bytes, checksum: 345de55174f7341556fd60305db3a148 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-04T14:04:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JPC26072021.pdf: 618903 bytes, checksum: 345de55174f7341556fd60305db3a148 (MD5) Previous issue date: 2021-07-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectGravidez - adolescentept_BR
dc.subjectCoordenação pedagógicapt_BR
dc.subjectGravidez - ambiente escolarpt_BR
dc.titleA educação sexual como estratégia para a prevenção da gravidez na adolescência: um olhar a partir da perspectiva da coordenação pedagógica da escolapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Ana Paula Romão de Souza-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo analisar a contribuição da educação sexual na escola para a minoração da gravidez na adolescência, conforme a visão dos coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio. Teve como objetivos específicos levantar dados para compor indicadores da realidade da gravidez na adolescência; perceber a realidade das escolas estudadas e compreender o papel da coordenação pedagógica na proposição da educação sexual como estratégia para prevenção desse problema. Para esse estudo foram analisados trabalhos de: Bruschini & Barraso (1986); Rosemberg (1985); Werebe (1977,1978); Figueiró (1997, 1998); Lima (2012); além de documentos oficiais e do aporte legal educacional brasileiro com relação a Educação Sexual. A metodologia da pesquisa foi de natureza qualitativa, do tipo pesquisa de campo, contemplando três fases: pesquisa e reflexão com aportes bibliográficos; aplicação de um formulário do google forms aos sujeitos da pesquisa, em forma de entrevista estruturada e análise temática do conteúdo dos resultados. As reflexões teóricas e empíricas apontam que os coordenadores/as desempenham um papel fundamental na promoção de debates e colaboração nas estratégias efetivas na prevenção da gravidez na adolescência, bem como apontam sugestões e perspectivas para uma melhor efetivação da Educação sexual no ambiente escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JPC26072021.pdf604,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons