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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20588
Tipo: TCC
Título: A educação sexual como estratégia para a prevenção da gravidez na adolescência: um olhar a partir da perspectiva da coordenação pedagógica da escola
Autor(es): Carvalho, Josinete Pereira de
Primeiro Orientador: Ferreira, Ana Paula Romão de Souza
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a contribuição da educação sexual na escola para a minoração da gravidez na adolescência, conforme a visão dos coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio. Teve como objetivos específicos levantar dados para compor indicadores da realidade da gravidez na adolescência; perceber a realidade das escolas estudadas e compreender o papel da coordenação pedagógica na proposição da educação sexual como estratégia para prevenção desse problema. Para esse estudo foram analisados trabalhos de: Bruschini & Barraso (1986); Rosemberg (1985); Werebe (1977,1978); Figueiró (1997, 1998); Lima (2012); além de documentos oficiais e do aporte legal educacional brasileiro com relação a Educação Sexual. A metodologia da pesquisa foi de natureza qualitativa, do tipo pesquisa de campo, contemplando três fases: pesquisa e reflexão com aportes bibliográficos; aplicação de um formulário do google forms aos sujeitos da pesquisa, em forma de entrevista estruturada e análise temática do conteúdo dos resultados. As reflexões teóricas e empíricas apontam que os coordenadores/as desempenham um papel fundamental na promoção de debates e colaboração nas estratégias efetivas na prevenção da gravidez na adolescência, bem como apontam sugestões e perspectivas para uma melhor efetivação da Educação sexual no ambiente escolar.
Abstract: This research aimed to analyze the contribution of sexual education at school to reduce teenage pregnancy, according to the view of pedagogical coordinators who work in Elementary School – Final Years. Its specific objectives were to collect data to compose indicators of the reality of teenage pregnancy; understand the reality of the schools studied and understand the role of pedagogical coordination in proposing sexual education as a strategy for preventing this problem. For this study, works by: Bruschini & Barraso (1986); Rosemberg (1985); Werebe (1977, 1978); Figueiró (1997, 1998); Lima (2012); in addition to official documents and the Brazilian educational legal contribution in relation to Sexual Education. The research methodology was of a qualitative nature, of the field research type, comprising three phases: research and reflection with bibliographic contributions; application of a google forms form to the research subjects, in the form of a structured interview and thematic analysis of the content of the results. Theoretical and empirical reflections point out that coordinators play a fundamental role in promoting debates and collaboration in effective strategies for preventing teenage pregnancy, as well as pointing out suggestions and perspectives for a better implementation of Sex Education in the school environment.
Palavras-chave: Educação sexual
Gravidez - adolescente
Coordenação pedagógica
Gravidez - ambiente escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20588
Data do documento: 12-Jul-2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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