Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20592
Tipo: | TCC |
Título: | Uma análise do desenvolvimento histórico do curso de Licenciatura em Matemática do Campus I da Universidade Federal da Paraíba |
Autor(es): | Melo, Jaynara Ervelin da Silva |
Primeiro Orientador: | Pereira, Miriam da Silva |
Resumo: | Neste trabalho, temos por objetivo analisar a grade curricular do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba presencial, sediado no Campus I, com particular interesse na formação pedagógica e propor possíveis estratégias e adequações na sua estrutura curricular com a finalidade de aperfeiçoar a qualidade do curso. Para alcançar este propósito fizemos uma pesquisa qualitativa de natureza documental. Apresentamos as diferentes estruturas existentes no curso durante a história partindo do ano de 1974 até chegar a que está em exercício ainda hoje, do ano de 2006. Destacamos alguns dados, como por exemplo, a porcentagem de disciplinas de formação pedagógica em cada uma das estruturas e conseguimos concluir que, ao longo do tempo, o seu quantitativo não aumentou consideravelmente. Além disso, alicerçada em documentos e artigos acerca da política de formação de professores em nível nacional e, de acordo com as concepções que geraram tendências nesse âmbito, sugerimos algumas propostas para alterações do Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Matemática da UFPB. |
Abstract: | In this work, we aim to analyze the curricular grid of the Mathematics Degree course of the Federal University of Paraíba, Campus I, with particular interest in pedagogical training and to propose possible strategies and adjustments in its curricular structure in order to improve the quality of the course. To achieve this purpose we carried out a qualitative research of a documental nature. We presented the different structures that have existed in the course during its history, from 1974 until 2006. We highlighted some data, such as, for example, the percentage of pedagogical training courses in each of the structures and we were able to conclude that, throughout time, their quantity did not increase. Moreover, based on documents and articles about the teacher education policy at a national level and, according to the conceptions that have generated tendencies in this area, we suggest some proposals for alterations in the Pedagogical Political Project of the Degree Course in Mathematics of the UFPB. |
Palavras-chave: | Formação pedagógica Estrutura curricular Licenciatura em matemática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20592 |
Data do documento: | 16-Jul-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JESM04082021.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.