Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20603
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Ana Raquel Dantas de-
dc.date.accessioned2021-08-05T12:44:28Z-
dc.date.available2021-07-27-
dc.date.available2021-08-05T12:44:28Z-
dc.date.issued2019-05-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20603-
dc.description.abstractThe present research is a study on the organization and practice in the teaching of hospital pedagogical work. The general objective of this research is to investigate the organization and practice of pedagogical work in bibliographies and legislation and to compare it with the practice performed at Lauro Wanderley University Hospital through the extension project "Hospital Pedagogy, an alternative work for the pedagogue". To explain the pedagogical practice in hospitals; To explain the management and organization of pedagogical work; To report experience as an extensionist student in contact with hospital pedagogy. For the theoretical basis, the concepts of Rodrigues (2012), Ortiz and Freitas (2005), Porto (2008), Libâneo (2015), and Luckesi (2014) will be used. The research is qualitative, aiming at the survey of legislative data and bibliographic review, its methodology consists of reading bibliographic and legislative material to build concepts about the organization and practice of hospital pedagogical work. After the explanation and definition of the parameters of organization and practice of hospital pedagogy, there will be a comparison of the theoretical ideas raised and the practice experienced in a hospital unit. Finally, the research aims to disseminate the idea that hospital pedagogy is not a loose teaching with occupational dynamics for the patient, it is regulated by laws, has a pedagogical organization and practical elements that encourage the congnitivation of hospitalized students and develops them educationally. To elucidate possibilities for the pedagogical formation of special education and its possibilities with the hospital pedagogy effectively diffused in the curricular grid of the formation courses.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-08-05T12:44:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ARDA27072021.pdf: 1052284 bytes, checksum: 7ae2291e8d13453be0974d71e78a3486 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-05T12:44:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ARDA27072021.pdf: 1052284 bytes, checksum: 7ae2291e8d13453be0974d71e78a3486 (MD5) Previous issue date: 2019-05-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPedagogia hospitalarpt_BR
dc.subjectEnsino - organização e práticapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleA organização e prática do ensino no trabalho pedagógico hospitalarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Janine Marta Coelho-
dc.description.resumoA presente pesquisa trata-se de um estudo sobre a organização e prática no ensino do trabalho pedagógico hospitalar. O objetivo geral desta pesquisa é investigar a organização e prática do trabalho pedagógico em bibliografias e legislações e comparar com a prática exercida no Hospital Universitário Lauro Wanderley através do projeto de extensão “Pedagogia hospitalar, um trabalho alternativo para o pedagogo”. Explicar a prática pedagógica em hospitais; Explanar o manejo e organização do trabalho pedagógico; Relatar vivência como aluna extensionista em contato com a pedagogia hospitalar. Para o embasamento teórico se utilizará as concepções de Rodrigues (2012), Ortiz e Freitas (2005), Porto (2008), Libâneo (2015), e Luckesi (2014). A pesquisa é qualitativa, visando o levantamento de dados legislativos e revisão bibliográficas, sua metodologia consiste em leitura de material bibliográfico e legislativo para construção deconceitos sobre a organização e prática do trabalho pedagógico hospitalar. Após a explanação e definição dos parâmetros de organização e prática da pedagogia hospitalar,haverá um comparativo das ideias teóricas levantadas e a prática vivenciada em uma unidade hospitalar. Por fim a pesquisa, visa disseminar a concepção que a pedagogia hospitalar não é um ensino solto com dinâmica ocupacional para o paciente, ele é regimentado por legilasções, possui uma organização pedagógica e elementos práticos que estimulam cognitivamente o aluno hospitalizado e o desenvolve educacionalmente. Elucidar possibilidades para a formação pedagógica de educação especial e suas possibilidades com a pedagogia hospitalar difusa efetivamente na grade currícular dos cursos de formação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARDA27072021.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons