Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20607
Tipo: | TCC |
Título: | O atendimento educacional especializado e a formação docente para a atuação junto ao estudante surdo |
Autor(es): | Silva, Edinete Vilma Gomes da |
Primeiro Orientador: | Martins, Lisiê Marlene da Silveira Melo |
Resumo: | Diante da crescente presença do estudante surdo no ambiente escolar, este estudo buscou investigar as percepções dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no que se refere a sua formação para a atuação junto ao estudante surdo. Deste modo, nos dispomos a conhecer o nível de aprofundamento da formação de professores do AEE em relação a Libras; identificar as estratégias didático-pedagógicas conhecidas pelos professores do AEE para a mediação junto aos estudantes surdos e discutir sobre a importância do aperfeiçoamento e formação continuada dos professores do AEE para a promoção da inclusão efetiva de estudantes surdos. Foram evidenciadas as percepções dos professores do AEE no que se refere à atuação com o educando surdo e suas lacunas deixadas no ensino e na aprendizagem destes. O estudo buscou compreender se os direitos garantidos pela legislação para alunos e professores estavam sendo resguardados. Apesar de se tratar de um estudo relacionado a um recorte de um contexto especifico, o presente texto reflete qualitativamente sobre a realidade formativa de muitos professores no atendimento de educação especializada, pois mostrou que os nossos educadores não estão recebendo suporte necessário para sua formação continuada, o que reflete no ensino recebido por nossos estudantes. Como aportes teóricos que embasam este estudo citamos, além dos documentos legais, Santiago (2011), Quadros (2008), Rebolo e Martins (2018), Lacerda, Santos e Caetano (2014), Vieira e Molina (2018) dentre outros. Para direcionar os caminhos metodológicos deste estudo optamos por uma abordagem qualitativa (Oliveira, 2018), direcionada por uma investigação bibliográfica (Gil, 2008), na qual destacamos em nosso percurso a pesquisa de campo, orientada por Marconi e Lakatos (2008). O campo empírico deste estudo foi uma cidade localizada no sertão paraibano. A pesquisa contou com dois participantes. A análise dos resultados apresentou a relação que os professores do AEE, participantes da pesquisa, têm com a Libras, a compreensão deles sobre esta língua e os instrumentos didático-pedagógicos utilizados em suas práticas como recursos no ensino e na aprendizagem aos discentes surdos. O Estudo ainda revelou uma extensa lacuna existente na formação inicial e continuada dos docentes na área da inclusão da pessoa surda. Diante do exposto, este trabalho traz contribuições significativas para a área da inclusão educacional da pessoa com surdez, ampliando informações sobre as possibilidades de inclusão delas na escola e enfatizando a necessidade do fortalecimento do AEE voltado ao trabalho pedagógico direcionado às pessoas surdas. Outra contribuição é a urgente discussão teórica e prática sobre a questão da interiorização da formação continuada dos docentes na área da surdez e Libras que desempenham ações pedagógicas no AEE. |
Abstract: | Given the growing presence of deaf students in the school environment, this study sought to investigate the perceptions of teachers of the Specialized Educational Service (AEE, in its Portuguese initials) regarding their training to work with deaf students. We aim to know the level of in-depth training of AEE teachers in relation to Libras; identify the didactic pedagogical strategies known by the AEE teachers for mediation with deaf students and discuss the importance of the improvement and continuing education of AEE teachers to promote the effective inclusion of deaf students. The perceptions of the AEE teachers regarding the work with the deaf student and the gaps left in their teaching and learning were evidenced. The study sought to understand whether the rights guaranteed by legislation for students and teachers were being protected. Despite being a study related to a specific context, this text reflects qualitatively on the formative reality of many teachers in specialized education care, as it showed that our educators are not receiving the necessary support for their continuing education, which reflects on the teaching received by our students. As theoretical contributions that support this study, we cite, in addition to legal documents, Santiago (2011), Quadros (2008), Rebolo and Martins (2018), Lacerda, Santos and Caetano (2014), Vieira and Molina (2018) and others. To guide the methodological paths of this study, we chose a qualitative approach (Oliveira, 2018), guided by a bibliographical investigation (Gil, 2008), in which we highlight in our path the field research, guided by Marconi and Lakatos (2008). The empirical field of this study was a city located in the interior of Paraíba. The survey had two participants. The analysis of the results showed the relationship that the AEE teachers, research participants, have with Libras, their understanding of this language and the didactic-pedagogical instruments used in their practices as resources in teaching and learning for deaf students. The Study also revealed an extensive gap in the initial and continuing education of teachers in the area of inclusion of deaf people. Given the above, this work brings significant contributions to the area of educational inclusion of people with deafness, expanding information on the possibilities of their inclusion in school and emphasizing the need to strengthen the AEE aimed at pedagogical work directed at deaf people. Another contribution is the urgent theoretical and practical discussion on the issue of internalizing the continuing education of teachers in the area of deafness and Libras who perform pedagogical actions in the AEE. |
Palavras-chave: | Docente - formação continuada Atendimento educacional especializado Surdez - estudande |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20607 |
Data do documento: | 18-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EVGS27072021.pdf | 425,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons