Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20612
Tipo: TCC
Título: Educação de jovens e adultos: o uso dos selos postais como recurso didático
Autor(es): Souza, Otacílio Pereira de
Primeiro Orientador: Silva, José Ramos Barbosa
Resumo: O referido trabalho reúne dois mundos, o universo da Educação de Jovens e Adultos com o das possibilidades didáticas de aprendizagens e ensino oferecidas pelo orbe dos selos postais, procurando, como objeto de estudo, responder a seguinte pergunta: Que importância o selo postal representa como recurso didático na construção do conhecimento dos educandos da EJA? Objetiva-se demonstrar que o selo postal é uma rica ferramenta na construção do conhecimento na Educação de Jovens e Adultos; revelar o potencial de conhecimento interdisciplinar que o selo postal oferece na aplicação das mais variadas matérias de estudos; manifestar que o selo postal pode trabalhar com as vivências do jovem e do adulto no seu dia a dia. Segue-se o método indutivo, na linha da pesquisa exploratória, ao revelar a educação de jovens e adultos enquanto ação de abandonos e retomadas oficiais, tangida por desafios e lutas, desde a chegada dos portugueses no Brasil, para uma gente trabalhadora que não teve acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria. Descreve-se a experiência de uma sala de aula que se utilizou de selos postais enquanto recurso de ensino pra jovens e adultos demonstrando que os selos postais contribuem para uma melhor absorção de conteúdos escolares, pois possuem um vasto conteúdo informativo, com uma diversidade de assuntos que se interligam, permitindo o uso da interdisciplinaridade na EJA. Por fim, conclui-se que o selo postal se manifesta uma poderosa e importante ferramenta didática, na correlação entre mundos de conhecimentos, fazendo-se um instrumento didático importante para a Educação de Jovens e Adultos.
Abstract: This work brings together two worlds, the universe of Youth and Adult Education (EJA) with the didactic learning and the teaching skills offered by the world of postal stamps. As object of study, tries to answer the following question: What is the importance of the postal stamp as a didactic resource in the construction of knowledge of EJA students? It aims to demonstrate that the postal stamp is a rich tool in the construction of knowledge in Youth and Adult Education; reveal the potential for interdisciplinary knowledge that the postal stamp offers in the application of the most varied study subjects; show that the postal stamp can work with the experiences of young and adult people in their daily lives. It was used the inductive method, in line with exploratory research, according to the procedures of Gil (2008). The study reveals the education of young and adult people as an action of abandonment and reform by the government, inserted in challenges and struggles, since the arrival of the Portuguese in Brazil, for people who work and cannot register in elementary and high school in the appropriate age. Describe a classroom experience that uses postal stamps as a teaching resource for youth and adults. Demonstrates that postal stamps contribute to a better understanding of school content, as they have a vast informative content, with a diversity of interconnected subjects, allowing the use of interdisciplinarity in EJA. Finally, concludes that the postal stamp manifests itself as a powerful and important didactic tool, in the correlation between worlds of knowledge, becoming an important didactic tool for the Education of Youth and Adults.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Recursos de ensino
Recurso didático - selo postal
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20612
Data do documento: 4-Fev-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OPS29072021.pdf679,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons