Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20614
Tipo: | TCC |
Título: | Análise do livro didático de matemática: um enfoque psicológico |
Autor(es): | Morais, Saul Arcanjo Santos Nascimento de |
Primeiro Orientador: | Dantas, Edison Thadeu Bichara |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo a análise dos conteúdos presentes no livro didático de Matemática do 1º ano do ensino médio O objetivo foi o de analisar, à luz dos critérios preconizados, se houve embasamento nas teorias que norteiam a aprendizagem da Matemática no momento atual. Foi realizada uma investigação acerca dos temas: Conjuntos e Trigonometria no triângulo do livro #contato Matemática dos autores: Joamir Roberto de Souza e Jacqueline da Silva Ribeiro Garcia. A análise teve um caráter analítico-descritivo, onde foram apontados os méritos e deméritos, da obra em apreço, com base em critérios pré-estabelecidos. Estes foram construídos, respaldados na Teoria de Registro de Representação Semiótica de Raymond Duval (2009) e na Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud (1993). O processo de análise revelou haver alguma fundamentação nas teorias supracitadas, no entanto, algumas ressalvas foram feitas em relação às mudanças de registro e ao uso de representações simbólicas ao longo do texto considerado. |
Abstract: | This work aims to analyze the contents present in the mathematics textbook of the 1st year of high school. The objective was to analyze, in the light of the recommended criteria, if there was a basis in the theories that guide the learning of Mathematics at the present time. An investigation was carried out on the themes: Sets and Trigonometry in the triangle of the book #contato Mathematics by the authors: Joamir Roberto de Souza and Jacqueline da Silva Ribeiro Garcia. The analysis had an analytical-descriptive character, where the merits and demerits of the work in question were pointed out, based on pre-established criteria. These were built, supported by Raymond Duval's Theory of Registration of Semiotic Representation (2009) and by Gérard Vergnaud's Theory of Conceptual Fields (1993). The analysis process revealed that there is some foundation in the aforementioned theories, however, some reservations were made in relation to registry changes and the use of symbolic representations throughout the considered text. |
Palavras-chave: | Análise do livro didático Conjuntos Trigonometria no triângulo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20614 |
Data do documento: | 16-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SASNM05082021.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.