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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20617
Tipo: TCC
Título: Governança eletrônica e gestão pública: análise da funcionalidade do portal eletrônico do Município de Damião - PB
Autor(es): Neves, Amanda Maria
Primeiro Orientador: Hrdlicka, Hermann Átila
Resumo: Entende-se que toda e qualquer informação gerenciada pelo Governo em nome da população é um bem público, tornando o seu acesso fundamental para o estabelecimento do Estado democrático de direito. Uma vez em que se vive, atualmente, o período da chamada sociedade informacional, o acesso a esses dados precisa acompanhar a tecnologia disponível, de modo a atender cada vez mais o perfil ativo e fiscalizador da população, visando aproximar as demandas sociais das políticas públicas adotadas. Neste contexto, o presente estudo buscou avaliar a funcionalidade das ações de transparência da gestão pública do município de Damião – PB através da análise do seu portal eletrônico. Para isso, foi realizada uma análise dos serviços ofertados no portal eletrônico do município em conformidade com as diretrizes da Lei Federal de Acesso à Informação Pública (Lei no 12.527/2011).Trata- se de uma pesquisa descritiva, exploratória e quantitativa, através do detalhamento das leis federais de contas públicas e de responsabilidade fiscal que devem ser cumpridas pelo município, bem como os principais instrumentos tecnológicos que facilitam a divulgação das ações de gestão municipal. Dentre os principais resultados destaca-se que as ações de transparência da gestão pública da cidadeda análise, através do modelo de Governo Eletrônico implantado, demonstrou ser satisfatória, obtendo 70% de atendimento dos quesitos propostos, de modo a possibilitar o alcance dos dados públicos pelos seus cidadãos/usuários. O diagnóstico realizado indica que, para que haja uma efetiva Governança Eletrônica, participativa e transparente, se faz necessário o atendimento total aos critérios de acessibilidade do portal para o atendimento de pessoas portadoras de necessidades especiais, bem como a adição de um campo para a participação popular nas decisões das ações e projetos realizados pelo governo municipal, de modo a promover o fortalecimento da gestão administrativa em todos os seus âmbitos.
Abstract: It is understood that all information managed by the Government on behalf of the population is a public good, making their access fundamental to the establishment of the democratic rule of law. Once the period of the so-called informational society is currently being lived, access to these data needs to follow the available technology, in order to increasingly meet the active and supervisory profile of the population, aiming to approximate the social demands of public policies adopted. In this context, the present study sought to evaluate the functionality of the transparency actions of public management in the municipality of Damiao - PB through the analysis of its electronic portal. For this, an analysis of the services offered on the municipality's electronic portal was carried out in accordance with the guidelines of the Federal Law on Access to Public Information (Law No. 12,527 / 2011). This is a descriptive, exploratory and quantitative research, through the detailing of federal laws on public accounts and fiscal responsibility that must be complied with by the municipality, as well as the main technological instruments that facilitate the dissemination of municipal management actions. Among the main results, it is highlighted that the actions of transparency of the public administration of the city of the analysis, through the implanted Electronic Government model, proved to be satisfactory, obtaining 70% of compliance with the proposed requirements, in order to allow the access of public data by its citizens / users. The diagnosis made indicates that, in order to have an effective Electronic Governance, participatory and transparent, it is necessary to fully meet the accessibility criteria of the portal for the care of people with special needs, as well as the addition of a field for participation. Popular in the decisions of actions and projects carried out by the municipal government, in order to promote the strengthening of administrative management in all its areas.
Palavras-chave: Governança
Governo eletrônico
Transparência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Gestão Pública
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20617
Data do documento: 3-Jun-2021
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração Pública

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