Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20693
Tipo: Tese
Título: O último homem (1826): distopismo e profecia feminina no romance de Mary Shelley
Autor(es): Soares, Janile Pequeno
Primeiro Orientador: Deplagne, Luciana Eleonora de Freitas Calado
Primeiro Coorientador: Lousada, Isabel Maria da Cruz
Resumo: Esta tese tem por objetivo analisar O Último Homem (1826), romance da escritora inglesa Mary Shelley (1797-1851), sob a perspectiva dos estudos sobre distopia aliado à crítica feminista, destacando o protagonismo feminino representado tanto por figuras proféticas quanto por personagens femininas ao longo do romance. As principais fontes teóricas utilizadas foram os estudos de Clayes (2017), Moylan (2016), Vieira (2010), Queiroz (2014), Seymour (2000), Schmidt (2006), Funck (1998), Lefanu (1989), Gilbert e Gubar (1984), dentre outras. Publicado em 1826 O Último Homem se mantem relevante por trazer uma discussão que aborda os medos sociais de uma época que continuam sendo realidade mesmo após séculos seguidos de sua escrita e publicação. O cenário é uma Londres especulada entre os anos 2093 e 2100 onde ocorre a história de um homem, único imune a uma peste disseminada a nível pandêmico que destrói a humanidade como era conhecida até então. No entanto, o romance vai além e constrói a narrativa evidenciando as falhas do ser humano sempre calcado em princípios individualistas, pondo em risco a vida em comunidade, alerta sobre os males de sua época de produção ao mesmo tempo em que impulsiona a esperança de mudança através do registro deixado por este último sobrevivente. Deste modo, nossa análise está centrada nas marcas que convergem para a qualidade distópica do romance, especialmente através da análise do diário do personagem Lionel Verney, o sobrevivente, dentre outros fatores que permeiam o distopismo no romance. A metodologia utilizada foi analítica; as reflexões acerca do tema foram confrontadas com a teoria que subsidiou a pesquisa.
Abstract: This research aims to analyze The Last Man (1826), a novel by the English writer Mary Shelley (1797-1851), from the perspective of the dystopian studies combined with feminist criticism, highlighting the female protagonism represented both by prophetic figures and by the female characters throughout the novel. The main theoretical resources were the studies of Clayes (2017), Moylan (2016), Vieira (2010), Queiroz (2014), Seymour (2000), Schmidt (2006), Funck (1998), Lefanu (1989) and Gilbert and Gubar (1984), among others. Published in 1826 The Last Man remains relevant to bring about a discussion that addresses the social fears of an era that continue to be a reality even centuries after its writing and publishing. The scenario is a speculated London between the years 2093 and 2100 and tells the story of a man, the only one immune to a plague spread at a pandemic level that destroys humanity as it was known until then. However, the novel goes further and builds the narrative evidencing the flaws of the human being, always based on individualistic principles, putting life in community at risk, also alert about the evils of its time of production while dressing the hope of change through the journal left by this last survivor. Thus, our analysis is centered on the elements that converge to create the dystopian quality of the novel, especially through the analysis of the journal of the character Lionel Verney, the survivor, among other factors that permeate the dystopianism in Mary Shelley's novel. The methodology used was analytical; discussions on the theme were confronted with the theory that supported the research.
Palavras-chave: O último homem
Mary Shelley
Distopia
Crítica feminista
The last man
Mary Shelley
Dystopia
Feminist criticism
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20693
Data do documento: 30-Nov-2020
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JanilePequenoSoares_Tese.pdf2,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons