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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20695
Tipo: | Dissertação |
Título: | Processos criativos em direção de arte subsidiados pela fotografia artística no livro do filme |
Autor(es): | Nóbrega, Helder Paulo Cordeiro da |
Primeiro Orientador: | Gomes, João de Lima |
Resumo: | Este trabalho discorre acerca do processo de criação em direção de arte, no qual desempenhei essa função, para a concepção do filme Selva (Brasil/Paraíba, HD digital, 120’, 2021), de Manoel Fernandes Neto. Compreende-se o processo criativo como uma ordenação de ideias (ZAMBONI, 2006) que envolvem traduções e recriação, ou seja, uma transcriação (CAMPOS, 2011). Ao passo que, entende-se a direção de arte como uma reestruturação de universos, no que diz respeito às representações das identidades como traduções e recriações sociais e culturais por meio das construções das visualidades colocadas em cena. Dessa forma, a direção de arte se estrutura na noção de pessoa (MAUSS, 2003), compreendendo a identidade como representação social (GOFFMAN, 1985) sem perder de vista seus aspectos de construção social e cultural (SILVA, 2000). Diante da multiplicidade que envolve o fazer artístico, em direção de arte, encontra-se na bricolagem, versada por Dias e Irwin (2013), o aporte metodológico eficaz para ortografar acerca do processo criativo, conceituado neste estudo como livro (da arte) do filme, produto transmídia que, dentre outros elementos, conta com a fotografia artística (COTTON, 2010), assunto deste recorte, como subsídio para construções do espaço cênico fílmico supracitado. |
Abstract: | This work discusses the creation process in art direction in which we perform this function for the conception of the film Selva (Brasil / Paraíba, HD digital, 120 ’, 2021), by Manoel Fernandes Neto.We understand the creative process as an ordering of ideas (ZAMBONI, 2006) that involve translations and recreation, therefore, a transcreation (CAMPOS, 2011) At the same time, we understand art direction as a restructuring of universes regarding representations of identities such as translations and social and cultural recreations through the construction of the visualities put on the scene. Thus, art direction is structured in the notion of person (MAUSS, 2003), understanding the identity as a social representation (GOFFMAN, 1985) without losing sight of its aspects of social and cultural construction (SILVA, 2000). Given the multiplicity that involves artistic making, towards art, we find in the bricolage, versed by Dias and Irwin (2013) the effective methodological contribution to spell out about our creative process, conceptualized in this study as a book (of the art) of the film, transmedia product, which among other elements uses artistic photography (COTTON, 2010), subject of our clipping, as a subsidy for the construction of space scenic filmic mentioned. |
Palavras-chave: | Cinema Direção de arte Fotografia artística Livro do filme Processo Criativo |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Artes Visuais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20695 |
Data do documento: | 23-Fev-2021 |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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