Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20703
Tipo: TCC
Título: Análise motivacional em estudantes do ensino médio na perspectiva da atividade física durante a pandemia da COVID-19
Autor(es): Barbosa, Itamar Robson de Menezes
Primeiro Orientador: Finco, Mateus David
Resumo: Em um período pandêmico os educandos passam por um período de adaptação para conseguirem absorver todo conteúdo através de aulas online. Esta pesquisa teve o intuito de verificar a atuação e o incentivo da educação física neste período de aulas remotas na perspectiva de estudantes, além das respostas dos mesmos, sobre a motivação individual na prática de atividades físicas durante este período de isolamento social. O presente estudo se classifica como uma pesquisa de natureza quali-quantitativa, com a tipologia do tipo descritiva, com o corte transversal e é fundamentada na abordagem da análise do conteúdo, como técnica de análise. Os dados foram coletados através de um questionário semiestruturado aplicado em um encontro online com o total de 62 estudantes do segundo e terceiro ano do ensino médio da Escola EEFM Professora Antonia Rangel de Farias, João Pessoa - Paraíba. Ao analisarmos os dados referentes a prática de atividades físicas antes e durante a pandemia da Covid-19, observou-se que em ambos os períodos o número de praticantes de atividade física foi maior. Já na categoria da educação física escolar como aspecto motivacional à prática de atividades físicas, antes da pandemia notou-se que 50,0% dos participantes “sempre” praticavam atividades físicas nas aulas de educação física, enquanto 53,2% citaram que a educação física escolar lhes motivou “mais ou menos” a praticarem atividades físicas, nas aulas de educação física fora da escola levando em consideração o contexto pandêmico. Sobre o nível de satisfação pessoal com relação a atividade física durante a pandemia da Covid-19, a variável mais citada foi a “moderada” com 35,5% da representação dos participantes. Com relação a motivação dos participantes em realizar atividades físicas, 77,4% expressaram estar motivados. Conclui-se que a maior parte dos participantes da pesquisa eram mais ativos fisicamente e estavam moderadamente satisfeitos com os respectivos desempenhos para com a atividade física pessoal durante a pandemia e que na perspectiva dos mesmos, houve indecisão sobre a função de incentivo à práticas de atividades físicas da educação física escolar no contexto pandêmico, porém considera-se que a Covid-19 interferiu diretamente neste aspecto e no motivacional.
Abstract: In a pandemic period, students go through an adaptation period to be able to absorb all the content through online classes. This research aims to verify the performance and encouragement of physical education in this period of online studies from the perspective of the participating students, as well as their personal motivation to practice physical activities during this period of social isolation. The present study is classified as a qualitative research, of a transversal descriptive type, adopting the content analysis approach as its technique of analysis. The data were collected through a semi-structured survey applied in an online meeting with a total of 62 students in the second and third year of high school at Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Antonia Rangel de Farias, in the city of João Pessoa - Paraíba. When the data referring to the practice of physical activities before and during the Covid-19 pandemic were analyzed, it was observed that in both periods the number of people who practiced physical activities outnumbered those who did not. As for the category of the physical education at school as a motivational aspect to practice physical activities, before the pandemic it was noted that 50.0% of participants always practiced physical activities in physical education classes, while during the pandemic 53,2% felt that the physical education at school motivated them more or less to practice physical activities. Regarding the level of personal satisfaction with physical activity during the Covid-19 pandemic, the most frequently mentioned variable was "moderate" with 35.5% of the participants' representation. Concerning the motivation of the participants to perform physical activities, 77.4% expressed being motivated. However, it is concluded that most research participants were physically active and moderately satisfied with their personal performance for physical activity during the pandemic. Moreover, from the perspective of the participants, there was indecision about the function of encouraging the practice of physical activity in physical education at school in the pandemic context, though it is considered that Covid-19 directly interfered with this motivational aspect.
Palavras-chave: Motivação
Ensino médio
Atividade física
Educação Física
Coronavírus
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação Física
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20703
Data do documento: 7-Jul-2021
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IRMB21072021.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons