Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20708
Tipo: TCC
Título: Brinquedo e Educação Física : uma revisão sistemática
Autor(es): Guimarães, Lucas José Albuquerque
Primeiro Orientador: Marin, Elizara Carolina
Resumo: Esta pesquisa tem como foco a relação dos brinquedos para formação humana e para a Educação Física, entendendo-o como o instrumento do brincar, que possui uma característica social, cultural e que na criança, enquanto sujeito, a brincadeira acontece. Por meio de Revisão Sistemática busca compreender o que a literatura traz sobre a relação do brinquedo com a Educação Física. Para isso, foi realizado um levantamento e análise dos artigos científicos das principais revistas de Educação Física, bibliotecas virtuais LILACS, SciELO e do Google Acadêmico, publicados nos últimos seis anos (2015-2020), corroborando com a temática a ser estudada. Ao final deste estudo, foi possível compreender o panorama da produção do conhecimento realizada por pesquisadores brasileiros sobre as relações entre o brinquedo e Educação Física, identificando o brinquedo, como instrumento educacional e de valorização cultural, incentivando a promoção de projetos institucionais, no campo da Educação Física, que favoreçam o desenvolvimento da autonomia da criança, colocando-a como sujeito da ação.
Abstract: This research focuses on the relationship of toys for human formation and physical education, the toy is understood as the instrument of play, which has a social, cultural characteristic, and that in the child, as a subject, play happens. Through Systematic Review it seeks to understand what the literature brings about the relationship between toy and Physical Education. For this purpose, a survey and analysis of the scientific articles of the main journals of Physical Education, virtual libraries LILACS, SciELO and Google Scholar published in the last six years (2015-2020), corroborating with the thematic to be studied. At the end of this study, it was possible to understand the panorama of the knowledge production performed by Brazilian researchers on the relationships between toy and Physical Education, identifying the toy as an educational instrument and cultural valorization, encouraging the promotion of institutional projects in the area of Physical Education, favoring the development of the child's autonomy, placing it as the subject of the action.
Palavras-chave: Brinquedo
Educação Física
Revisão Sistemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação Física
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20708
Data do documento: 2-Jul-2021
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LJAG26072021.pdf664,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons