Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20708| Tipo: | TCC |
| Título: | Brinquedo e Educação Física : uma revisão sistemática |
| Autor(es): | Guimarães, Lucas José Albuquerque |
| Primeiro Orientador: | Marin, Elizara Carolina |
| Resumo: | Esta pesquisa tem como foco a relação dos brinquedos para formação humana e para a Educação Física, entendendo-o como o instrumento do brincar, que possui uma característica social, cultural e que na criança, enquanto sujeito, a brincadeira acontece. Por meio de Revisão Sistemática busca compreender o que a literatura traz sobre a relação do brinquedo com a Educação Física. Para isso, foi realizado um levantamento e análise dos artigos científicos das principais revistas de Educação Física, bibliotecas virtuais LILACS, SciELO e do Google Acadêmico, publicados nos últimos seis anos (2015-2020), corroborando com a temática a ser estudada. Ao final deste estudo, foi possível compreender o panorama da produção do conhecimento realizada por pesquisadores brasileiros sobre as relações entre o brinquedo e Educação Física, identificando o brinquedo, como instrumento educacional e de valorização cultural, incentivando a promoção de projetos institucionais, no campo da Educação Física, que favoreçam o desenvolvimento da autonomia da criança, colocando-a como sujeito da ação. |
| Abstract: | This research focuses on the relationship of toys for human formation and physical education, the toy is understood as the instrument of play, which has a social, cultural characteristic, and that in the child, as a subject, play happens. Through Systematic Review it seeks to understand what the literature brings about the relationship between toy and Physical Education. For this purpose, a survey and analysis of the scientific articles of the main journals of Physical Education, virtual libraries LILACS, SciELO and Google Scholar published in the last six years (2015-2020), corroborating with the thematic to be studied. At the end of this study, it was possible to understand the panorama of the knowledge production performed by Brazilian researchers on the relationships between toy and Physical Education, identifying the toy as an educational instrument and cultural valorization, encouraging the promotion of institutional projects in the area of Physical Education, favoring the development of the child's autonomy, placing it as the subject of the action. |
| Palavras-chave: | Brinquedo Educação Física Revisão Sistemática |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação Física |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20708 |
| Data do documento: | 2-Jul-2021 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LJAG26072021.pdf | 664,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
