Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20763
Tipo: Dissertação
Título: Tessituras colaborativas entre a universidade e a escola: experiências de pesquisa-formação com professores de geografia de Itabaiana-PB
Autor(es): Souza, Eduardo Barboza de
Primeiro Orientador: Assis, Lenilton Francisco de
Resumo: Este trabalho aborda a formação continuada de professores de Geografia a partir da perspectiva crítico-reflexiva da unidade pesquisa-formação. Considera-se que a formação continuada não acontece apenas fora da escola, com o afastamento do serviço e nem somente quando ofertada por professores da universidade ou técnicos externos à escola. Ela também pode e deve acontecer na escola, entre os próprios docentes, assim como em parcerias de pesquisas que aproximem a universidade e a escola. Nesse sentido, o objetivo do trabalho foi construir e investigar experiências colaborativas entre a universidade e a escola voltadas à formação continuada de professores de Geografia do Ensino Médio de Itabaiana-PB. A metodologia foi pautada pela abordagem qualitativa e desenvolvida por meio de uma pesquisa colaborativa, em três etapas: 1. Encontros colaborativos para observações, entrevistas e planejamento da pesquisa-formação; 2. Sequência didática para execução da ação colaborativa; 3. Sessões reflexivas para discussão e avaliação. Tendo a Cartografia sido definida como o problema da prática dessa pesquisa-formação, desenvolvemos, em conjunto com as duas professoras, atividades como a leitura de mapas, jogos educativos e construção de maquetes que levaram as partícipes a refletir e aperfeiçoar o trabalho com a Cartografia nas aulas de Geografia. Sendo assim, a formação continuada aqui desenvolvida como pesquisa-formação corroborou com a ideia de que a investigação com os professores e não para os professores é um profícuo caminho para os estudos no campo da Educação Geográfica.
Abstract: This paper discusses the continuing education of geography teachers from the critical-reflexive perspective of the research-training unit. It is considered that continuing education does not happen only in a school, with the removal from service and only when offered by university teachers or external technicians in the school. It can and should also happen at school, among the only documents, such as in research partnerships that bring the university and school closer together. In this sense, the objective of this work was to build and investigate collaborative experiences between a university and a school focused on the continuing education of high school geography teachers in Itabaiana-PB. The methodology was guided by the qualitative approach and developed through a collaborative research, in three stages: 1. Collaborative meetings for analysis, interviews and research-training planning; 2. Didactic sequence for execution of the collaborative action; 3. Reflective sessions for discussion and evaluation. Having a cartography defined as the problem of the practice of this research-training, we developments activities such as reading maps, educational games and building models that led as two teachers, the participation and reflection and improvement of the work with cartography in Geography classes. Thus, the continuing education developed here as research-training confirms an idea that research with teachers rather than teachers is a professional path for studies in the field of Geographic Education.
Palavras-chave: Formação continuada de professores
Educação geográfica
Pesquisa colaborativa
Ensino de geografia
Continuing teacher education
Geographic education
Collaborative research
Geography teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Geografia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20763
Data do documento: 30-Ago-2019
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EduardoBarbozadeSouza_Dissert.pdf3,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons