Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20813
Tipo: | TCC |
Título: | A qualidade de vida no trabalho dos professores do curso de Ciências Contábeis durante o período remoto |
Autor(es): | Guedes, Lucas Henrique Mamede |
Primeiro Orientador: | Carvalho, Patrícia Lacerda de |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo compreender quais os fatores institucionais impactaram na qualidade de vida dos docentes de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba durante o período de ensino remoto em 2020. Sabe-se que a globalização acelerou a competição entre as Instituições de ensino, antes mesmo da pandemia da COVID-19 se instaurar, entretanto, a pandemia forçou os sistemas de educação em todo o mundo a encontrar alternativas ao ensino presencial. Como resultado, o ensino e a aprendizagem online têm sido usados por professores e alunos em uma escala sem precedentes, ou seja, o ensino remoto. A metodologia utilizada para esta pesquisa, apresenta características descritivas e dissertativas, visto que expõe características de determinada população ou determinado fenômeno. Entre os resultados do estudo percebe-se que dois fatores cruciais mudaram devido à pandemia. Em primeiro lugar, as adaptações pedagógicas provaram ser essenciais, uma vez que os modelos tradicionais de palestras presenciais não se traduzem em um ambiente de aprendizagem remoto Em segundo lugar, a pandemia modificou a maneira como os professores dividem seu tempo entre o ensino, o envolvimento com os alunos e as tarefas administrativas. |
Abstract: | This research aims to understand which institutional factors impacted the quality of life of Accounting Science teachers at the Federal University of Paraíba during the remote teaching period in 2020. It is known that globalization has accelerated the competition between educational institutions, before even after the COVID-19 pandemic took hold, however, the pandemic forced education systems around the world to find alternatives to face-to-face teaching. As a result, online teaching and learning has been used by teachers and students on an unprecedented scale, namely remote learning. The methodology used for this research, presents descriptive and dissertation characteristics, as it exposes characteristics of a certain population or certain phenomenon. Among the study results, it is clear that two crucial factors have changed due to the pandemic. First, pedagogical adaptations have proven to be essential, as traditional models of face-to-face lectures do not translate into a remote learning environment. Second, the pandemic has changed the way teachers divide their time between teaching, engagement. with students and administrative tasks. |
Palavras-chave: | Fatores institucionais Qualidade de vida Covid-19 Ensino remoto |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Departamento de Finanças e Contabilidade |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20813 |
Data do documento: | 12-Jul-2021 |
Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LHMG18082021.pdf | 394,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.