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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20820
Tipo: TCC
Título: Aplicação e avaliação de uma atividade gamificada no ensino de ciência por meio do uso do aplicativo Kahoot
Autor(es): Brito, Érico Veríssimo Rodrigues de
Primeiro Orientador: Weber, Karen Cacilda
Resumo: Cada vez mais presente no cotidiano escolar, a tecnologia traz grandes desafios para o ensino e aprendizagem. No ensino de Ciências, a aprendizagem do conteúdo e o desenvolvimento de habilidades é imprescindível para a formação humana. Desse modo, o presente trabalho buscou utilizar o aplicativo Kahoot para auxiliar na aprendizagem e desenvolvimento de habilidades, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, participaram da pesquisa 28 alunos de uma turma do 8° ano do ensino fundamental II (anos finais) de uma escola municipal localizada em João Pessoa – PB. Foram ministradas oito aulas norteadas pela nova BNCC, contendo a aplicação de um simulado correspondente a essas habilidades. A partir dos resultados, foi possível classificar a complexidade dos 10 problemas, no qual, 2 problemas foram classificados como “Muito Fácil”, 1 como “Fácil”, 5 como “Medianas” e 2 como “Difícil”. Diante disso, nota-se, que a metodologia empregada aproximou os estudantes da cultura digital e auxiliou no desenvolvimento de novas habilidades. Este trabalho, portanto, apresenta boas perspectivas para futuras pesquisas a serem desenvolvidas nesta temática.
Abstract: Increasingly present in everyday school life, technology brings great challenges for teaching and learning. In science teaching, content learning and skills development is essential for human formation. Thus, the present study sought to use the Kahoot application to assist in learning and developing skills, according to the Common National Curriculum Base (BNCC). To this end, 28 students from a class of the 8th grade of elementary school II (final years) of a municipal school located in João Pessoa - PB participated in the research. Eight classes were taught by the new BNCC, containing the application of a simulation corresponding to these skills. From the results, it was possible to classify the complexity of the 10 problems, in which 2 problems were classified as "Very Easy", 1 as "Easy", 5 as "Medians" and 2 as "Difficult". Therefore, it is noted that the methodology used brought students closer to digital culture and helped in the development of new skills. This work, therefore, presents good perspectives for future research to be developed in this theme.
Palavras-chave: Ensino de química - Kahoot
Ensino aprendizagem - Uso de tecnologias
Base Nacional Comum Curricular - BNCC
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Química
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20820
Data do documento: 16-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC - Química

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