Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20923
Tipo: TCC
Título: "Temos problemas, mas como começar a resolvê-los?": a aplicação das ferramentas da qualidade em uma padaria e conveniência
Autor(es): Bispo, Isabelly Araújo Martins
Primeiro Orientador: Firmino, Thaís Teles
Resumo: Este caso para ensino visa contextualizar a gestão da qualidade em um negócio de pequeno porte. Nele, apresenta-se a história de Ricardo, um sujeito que teve uma breve experiência na área de gestão e que, após muitos anos trabalhando em uma empresa privada, conseguiu, juntamente com sua esposa, Leia, viabilizar o seu próprio negócio: Pão Delícia Padaria e Conveniência. A história apresentada demonstra que boa vontade e espírito empreendedor não são suficientes para se manter uma empresa: é preciso planejar. A ausência de formação técnica na área de gestão os levou a utilizar processos de trabalho improdutivos e ferramentas de controle limitadas. Com a expansão da empresa, Ricardo se sente perdido para gerir o seu empreendimento. Como agravante, a pandemia do novo coronavírus criou a necessidade de se adaptar às medidas de distanciamento e às novas demandas dos clientes. Ricardo, com o intuito de agradar a todos, acabou tomando decisões equivocadas. Para retomar a rédeas do negócio, eles vão contar com a ajuda de André, um jovem estudante do curso de administração que se propôs a buscar soluções a partir dos aprendizados da graduação. Cientes de que precisam mudar, Ricardo e Leia estão dispostos a aprender e abertos às sugestões de André. Nesse contexto, compreende-se que o caso está apto a ser aplicado nos cursos de graduação em Administração, com ênfase na Gestão da Qualidade e Organização e Métodos. Também pode ser útil a discentes de disciplinas associadas ao desenvolvimento gerencial e laboratório de práticas. As questões apresentadas visam estimular a capacidade de diagnosticar problemas, possibilitar a aplicação prática das ferramentas da qualidade, estimular o caráter criativo e inovador para a resolução de problemas e proporcionar reflexões e discussões acerca dos dilemas e dificuldades associadas à gestão, bem como as implicações das tomadas de decisões.
Abstract: No abstract.
Palavras-chave: Pequena empresa
Gestão da qualidade
Ferramentas da qualidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20923
Data do documento: 23-Mar-2021
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IAMB30082021.pdf674,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.