Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21046
Tipo: | TCC |
Título: | Entre rimas e repentes: a formação musical de Oliveira de Panelas. |
Título(s) alternativo(s): | Between rhymes and suddenness: the musical formation of Oliveira de Panelas. |
Autor(es): | Oliveira, Cristiano Roberto de |
Primeiro Orientador: | Santos, Eurides de Souza |
Resumo: | O Repente é uma manifestação da arte brasileira, baseado no improviso cantado. É uma expressão da cultura popular, caracterizado pela presença de rima e versos,improvisados, acompanhados pelo ponteado da viola. O processo de aprendizagem musical no contexto das culturas populares geralmente acontece baseado em práticas coletivas. Este trabalho tem como objetivo geral entender o processo de aprendizagem musical no Repente, conhecido também como cantoria. Especificamente, objetiva compreender como esse processo ocorreu na trajetória musical e de vida do artista Oliveira de Panelas. A pesquisa parte da inquietação de entender como, com quem e de que maneira os artistas populares aprendem música, muitas vezes sem ter frequentado salas de aula. O trabalho se baseia em estratégias teóricas da Educação e da Educação Musical, e como procedimentos metodológicos lança mão da etnografia composta de entrevistas, investigação participante, além dos recursos da netnografia. |
Abstract: | The “Repente” is a manifestation of Brazilian art, based on improvised singing. It is a field of popular culture, characterized by the presence of rhymes and improvised verses, accompanied by the stippling of the viola. The process of musical learning in the context of popular cultures usually takes place based on collective practices. The research has as general objective to understand this musical learning process in Repente, also known as “cantoria”. Specifically, it aims to understand how this process occurred in the musical and life trajectory of the artist Oliveira de Panelas. The research starts from the concern to understand how, with whom and in what way popular artists learn music, often without having attended any classroom. The work is based on theoretical strategies of Education and Music Education, and as methodological procedures it uses ethnography composed of interviews, participatory research, in addition to the resources of netnography. |
Palavras-chave: | Educação musical. Oliveira de Panelas - Repentista - Vida e obra Música popular. Repente (Música) - Aprendizagem. |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação Musical |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21046 |
Data do documento: | 31-Mai-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Música (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CRO13072021.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons