Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21053
Tipo: | TCC |
Título: | O corpo em tensegridade e sua relação com a performance vocal. |
Título(s) alternativo(s): | The body in tensegrity and its relationship with vocal performance. |
Autor(es): | Lima, Christiane Alves de |
Primeiro Orientador: | Souza, Maria Eleonora Montenegro de |
Resumo: | Ao voltarmos o olhar da tensegridade para o canto percebemos que o corpo do cantor deve estar em uma tensão integrada, fazendo com que o canto seja fluido e conectado como um todo. Portanto, discorro sobre o quão importante é esta integração para o nosso corpo. Este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica e se justifica pela necessidade de investigar o corpo do cantor com o olhar da tensegridade, assim, se faz necessário o entendimento e percepção de toda a estrutura como um todo. Tem como objetivo geral compreender o funcionamento do corpo em tensegridade no canto. E como objetivos específicos: descrever como funciona o corpo em tensegridade; explanar sobre anatomia e fisiologia do canto; identificar a tensegridade no canto; descrever como funciona o Taijiquan como uma prática para auxiliar o cantor a perceber as conexões do seu corpo. O texto está organizado em quatro capítulos, sendo o primeiro capítulo uma breve revisão bibliográfica realizada a partir das revistas da Associação Brasileira de Educação Musical e da Revista da Associação Nacional de Pós-graduação em Música. O segundo capítulo trata da fundamentação teórica onde busco embasar o corpo em tensegridade, nele utilizo como o principal autor o Thomas Myers. No capítulo três discorro sobre o canto em tensegridade. Já no capítulo quatro discuto sobre o taijiquan, uma arte marcial chinesa, como uma prática corporal que pode auxiliar na percepção do corpo em tensegridade. Assim, a pesquisa aponta para a busca de desenvolver um canto com mais consciência corporal e integração do corpo como um todo através do olhar da tensegridade. |
Abstract: | When we turn the view from tensegrity to singing, we realize that the singer's body must be in a state integrated tension, making the singing to be fluid and connected as a whole. Therefore, I discuss how important this integration is for the body. This work consists of a bibliographic research and is justified by the need to investigate the singer's body with a look at tension, thus, it is necessary to understand and perceive the entire structure as a whole. Its general objective is to understand the functioning of the body in regard to tension during singing. And as specific objectives: describe how the body works while in tension; explain the anatomy and physiology of singing; identify tension in the song; describe how Taijiquan works as a practice to help the singer understand the connections of his body. The text is organized in four chapters, the first chapter being a brief bibliographic review carried out from the magazines of the Brazilian Association of Musical Education and the Magazine of the National Association of Graduate Studies in Music. The second chapter is about the theoretical foundation where I try to base the body on tensegrity, I use Thomas Myers as the main reference author. In chapter three I talk about singing in tension. In chapter four, I discuss Taijiquan, a Chinese martial art, as a corporal practice that can assist in the perception of the body during tension. Thus, the research points to the search to develop a song with more body awareness and integration of the body as a whole from the viewpoint of tensegrity. |
Palavras-chave: | Música - Canto. Performance vocal. Corpo. Tensegridade. Taijiquan. |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação Musical |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21053 |
Data do documento: | 12-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Música (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CAL06082021.pdf | 1,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons