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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21090
Tipo: Dissertação
Título: Gênero, Infância e Escola: perspectivas etnográficas sobre o trabalho docente com crianças
Autor(es): Costa, Ivandiely Pessoa Pinto de Menezes
Primeiro Orientador: Pires, Flávia Ferreira
Primeiro Coorientador: Nascimento, Pedro Francisco Guedes do
Resumo: Como a atividade docente organiza as concepções sobre gênero e sexualidade colocadas por crianças em suas narrativas e observações sobre o mundo dos adultos? Esta questão central norteia a presente dissertação, que é voltada ao estudo das concepções sobre gênero e infância presentes no processo inicial de escolarização de uma escola pública do município de Mamanguape, localizada no Litoral Norte do estado da Paraíba, Brasil. A pesquisa consistiu em análise do Projeto Político Pedagógico (PPP), entrevistas formais, conversas informais e observações de campo do cotidiano escolar, de maneira a examinar as noções de “cuidado” e “carência”, “gênero” e “generificação”, e a divisão sexual do trabalho entre os docentes, bem como sua formação profissional. Resulta, portanto, na compreensão da atividade docente como um espaço didático, produtor de reflexividade, discursos e subjetividades sobre o corpo da criança e o contexto social onde ela se encontra, estabelecido a partir de debates cotidianos sobre meninos e meninas, brincadeiras, violência e cuidado, sem ignorar, para isso, a presença ativa das crianças.
Abstract: How does the teaching activity organize the conceptions about gender and sexuality put by children in their narratives and observations about the adults’ world? This central question guides this dissertation, which aims to study the conceptions about gender and childhood present in the initial schooling process of a public school in the municipality of Mamanguape, located on the North Coast of the state of Paraíba, Brazil. The research consisted of an analysis of the Pedagogical Political Project (PPP), formal interviews, informal conversations and field observations of everyday school life, in order to examine the notions of “care” and “needy”, “gender” and “generification”, and the sexual division of labor among teachers, as well as their professional training. It results, therefore, in the understanding of teaching activity as a didactic space, producer of reflexivity, discourses and subjectivities about children's bodies and the social context where they live, established from daily debates about boys and girls, games, violence and care, without ignoring, for this, the active presence of children themselves.
Palavras-chave: Escola
Infância
Gênero
Trabalho docente
Cuidado
School
Childhood
Genre
Teaching work
Care
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Antropologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Antropologia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21090
Data do documento: 14-Abr-2020
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia

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