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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21152
Tipo: TCC
Título: Letramento digital nas escolas do campo
Autor(es): Alves, Aline Gracielle Borges Feitosa
Primeiro Orientador: Afonso, Maria Aparecida Valentim
Resumo: O uso das tecnologias digitais e dos sistemas de informação permeiam as relações sociais. Por isso, o letramento digital é a premissa atual para a inserção do cidadão, alunos e alunas das escolas públicas nas práticas sociais de leitura e escrita. Neste sentido, o presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo geral identificar a concepção do letramento digital nas escolas do campo. Para alcançar esse objetivo, partimos das seguintes questões: como as professoras desenvolvem o letramento nas escolas do campo e o compreendem? Como se dão as práticas de letramento digital, bem como o apoio ao processo de aprendizagem dos alunos? Quais são as maiores dificuldades enfrentadas na realização do letramento digital? O nosso principal interesse em trabalhar essa temática foi o desejo de aprofundar o conhecimento sobre letramento digital nas escolas do campo. A metodologia desta pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa off-line do tipo longitudinal, através do instrumento entrevista, realizada com 3 professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em duas escolas da rede pública municipal, uma localizada no município Serra da Raiz e a outra em Jacumã, distrito do município do Conde. Para tanto, apoiamo-nos nas orientações de Gil (1999), Laville & Dionne (1999) e Triviños (2008). A fundamentação teórica baseou-se nos estudos de pesquisadores/as que discutem temáticas que estão no foco desta pesquisa, como: Caldart (2004 e 2009), Brandão (2003), Kleiman (1998, 2005), Soares (2003, 2005, 2015, 2016), Rojo (1998), Araújo & Glotz (2009), Freitas (2003) e Silva (2005) dentre outros. As professoras revelaram a precariedade e dificuldade de acesso às redes para os discentes nas escolas do campo, como também, da estrutura das escolas para realizar o letramento digital. Em relação às concepções de letramento e de letramento digital, pudemos observar que as professoras compreendem de forma redutora e limitada esses conceitos, associando-os ao processo de aquisição do Sistema de Escrita Alfabético, a alfabetização. Após as discussões e análises chegamos às considerações finais, a partir da ideia de que para realizar o letramento digital é preciso que o próprio professor seja digitalmente letrado, o que demanda um processo de formação continuada, fomentada por políticas públicas que favoreçam o letramento digital nas escolas do campo, por meio da disponibilização de redes de internet e de ferramentas tecnológicas adequadas para o ensino remoto e/ou presencial.
Abstract: The use of digital technologies and information systems permeate the social relations. That is why, the digital literacy is the current premise for the inclusion of citizens and public school students in the social practices of reading and writing. In that regard, this Course Conclusion Paper (TCC) aims to know the concept of digital literacy of teachers in rural schools. To achieve this goal some questions were raised: how do teachers develop the literacy in the rural schools and comprehend it? How do digital literacy practices work, as well as support for the students learning process? What are the biggest difficulties faced in achieving digital literacy? Our main interest in working on this theme is justified by the need to know and go deeper into the issue of digital literacy in the rural schools. The methodology of this research was carried out from an offline qualitative approach of the longitudinal type through the interview instrument, carried out with 3 teachers who work in the early years of elementary school, in two public municipal schools, one located in the Serra da Raiz municipality, and the other in Jacumã, a district of the municipality of Conde. Our methodological paths were the qualitative research carried through a field research, and the interview instrument, which were guided by studies by Gil (1999), Laville & Dionne (1999) and Triviños (2008). The theorical foundation was based on studies by researchers who discuss themes that are in the focus of this research, such as: Caldart (2004 and 2009), Brandão (2003), Kleiman (1998, 2005). Soares (2003, 2005, 2015, 2016), Rojo (1998), Araújo & Glotz (2009), Freitas (2003) and Silva (2005). After the discussions and analysis of the data, we present the final considerations, based on the idea that to carry out digital literacy it is necessary for the teacher to be digitally literate, which requires a process of continuing education and the promotion of public policies that favor the digital literacy in rural schools, through the availability of internet networks and appropriate technological tools for remote and/or on-site teaching. The teachers revealed the precariousness and difficulty of access to networks for students in rural schools, and the precariousness of the structure of schools to carry out digital literacy. In relation to the concepts of literacy and digital literacy, we could observe that the teachers understand these concepts in a reductive and limited way, associating them with the acquisition process of the Alphabetical Writing System, literacy.
Palavras-chave: Letramento digital
Escolas do campo
Professoras
Ensino fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21152
Data do documento: 22-Jul-2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

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