Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21175| Tipo: | TCC |
| Título: | A educação de jovens e adultos do/no campo: trajetórias marcadas e marcantes |
| Autor(es): | Santos, Joyce Cristinne Viana |
| Primeiro Orientador: | França, Marlene Helena de Oliveira |
| Resumo: | Este trabalho monográfico apresentado ao curso de Pedagogia com área de aprofundamento em Educação do Campo da Universidade Federal da Paraíba versa sobre a educação para jovens e adultos destinada a moradores do campo, com a finalidade de discorrer sobre as dificuldades enfrentadas pelos povos afastados da área urbana, na busca por uma educação de qualidade, seja no e do campo. A pesquisa tem por objetivo principal refletir sobre a Educação de Jovens e Adultos e como esta vem sendo ofertada para as pessoas que vivem no campo. Para isso, faz-se um breve resgate da história da educação de jovens e adultos e da educação do campo, destacando seus marcos legais, currículo e métodos pedagógicos utilizados pelos professores de EJA no campo. Metodologicamente, optou-se pela pesquisa bibliográfica, com aprofundamento da temática, tendo em vista que a pesquisa de campo e a entrevista com os participantes do estudo foram inviabilizados em razão da pandemia. O estudo constatou que ao longo dos anos a educação do campo obteve muitos avanços significativos, porém, ainda há muitos desafios para que esta se consolide e receba o devido reconhecimento, valorizando a luta de um povo para ter uma educação contextualizada a partir de suas vivências. |
| Abstract: | This monographic work presented to the Pedagogy course with a deepening area in Rural Education at the Federal University of Paraíba is about education for young people and adults for rural citizens, with the purpose of discussing the difficulties faced by people far from the urban area, in the search for qualified education, both in and of the countryside. The main objective of the research is to reflect on Youth and Adult Education and how it has been offered to people living in the countryside. For this, a brief review of the history of youth and adult education and rural education is made, highlighting its legal frameworks, curriculum and pedagogical methods used by EJA teachers in the countryside. Methodologically, it was opted for the bibliographical research, with a deeper understanding of the theme, considering that the field research and the interview with the study participants was not possible due to the pandemic. The study found that over the years the education of the countryside has advanced, however, there are still many challenges for it to consolidate and receive due recognition, valuing the struggle of a people to have an education contextualized from their experiences. |
| Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Educação do campo Currículo Metodologias de ensino |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21175 |
| Data do documento: | 23-Jul-2021 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JCVS16092021.pdf | 796,41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
