Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21176| Tipo: | TCC |
| Título: | A educação do campo no plano decenal de educação: qual a projeção do atendimento educacional às pessoas jovens e adultas? |
| Autor(es): | Lopes, Danny Rafaela Narciso |
| Primeiro Orientador: | Menezes, Ana Célia Silva |
| Resumo: | A presente pesquisa tem como objeto de estudo as metas e estratégias previstas no Plano Decenal de Educação (PNE e PEE) referente à Educação dos Povos do Campo, com foco no atendimento de Jovens e Adultos. Levantamos como questão da pesquisa a seguinte pergunta: O que aponta o Plano Decenal de Educação para o atendimento da população jovem e adulta do Campo? Quais as perspectivas e quais os desafios? A partir desses questionamentos temos como objetivo geral analisar o planejamento da Educação do Campo, no que se refere ao atendimento de pessoas jovens e adultas, segundo o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Plano Estadual da Paraíba (PEE - PB). Como objetivos específicos, buscamos discutir os princípios e os fundamentos da Educação do Campo; refletir sobre a importância do Plano Decenal de Educação para a política educacional brasileira; comparar o PNE e o PEE no que se refere ao planejamento da política da EJA no campo identificando as especificidades do Plano Estadual; Mapear no Plano Nacional e no Plano Estadual as metas e estratégias referentes ao atendimento da população jovem e adulta do Campo; Problematizar as possibilidades e desafios referentes ao direito à educação dos Jovens e Adultos do Campo. Como aporte teórico utilizamos Batista (2006), Caldart (2004), Fernandes e Molina (2004), para discutir o conceito de Educação do Campo. Para discutir sobre Educação de Jovens e Adultos utilizamos Arroyo (2005), Brandão (1981), Freire (1996) e Gadotti e Romão (2001). Para a discussão sobre os Planos Decenais de Educação utilizamos Aguiar (2010) e Saviani (2013). Este trabalho é resultado de uma pesquisa documental, de caráter descritivo, numa abordagem qualitativa. Nos resultados, concluímos avanços nos níveis de escolaridade da população de 18 a 29 residentes no campo a nível Nacional. Como avanço a nível Estadual, destacamos parcerias de Instituições da sociedade civil com o Governo do Estado para melhor atender às populações do campo. Como desafios consideramos algumas dificuldades em relação a permanência de pessoas Jovens e Adultos residentes do campo, a falta de recursos financeiros e incentivos por parte do Governo Federal compromete o alcance das metas previstas pelos Planos Decenais. Outro desafio significativo está na dificuldade de um indicador que permita o monitoramento e a avaliação do cenário educacional atual no que diz respeito ao Plano Estadual da Paraíba. |
| Abstract: | This research has as its object of study the goals and strategies provided for in the Ten-year Education Plan (PNE and PEE) regarding the Education of Rural People, with a focus on serving young people and adults. As a research question, we raised the following question: What does the Ten-Year Education Plan point to serving the young and adult country population? What are the perspectives and what are the challenges? Based on these questions, we have as a general objective to analyze the planning of Education in the Country, with regard to serving young people and adults, according to the National Education Plan (PNE) and the State Plan of Paraíba (PEE - PB). As specific objectives we seek to discuss the principles and foundations of Rural Education; reflect on the importance of the Decennial Education Plan for Brazilian educational policy; compare the PNE and the PEE with regard to the planning of the EJA policy in the field, identifying the specificities of the State Plan; Map the National Plan and State Plan as goals and methods related to serving the young and adult population of Campo; Problematizing as challenges and challenges related to the right to education of Rural Youth and Adults. As theoretical support, we used Batista (2006), Caldart (2004), Fernandes and Molina (2004) to discuss the concept of Rural Education. To discuss Youth and Adult Education we used Arroyo (2005), Brandão (1981), Freire (1996) and Gadottiand Romão(2001). For the discussion of the Decennial Education Plans, we used Aguiar (2010) and Saviani (2013). This work is the result of a documentary research, with a descriptive character, in a qualitative approach. In the results, we conclude advances in the educational levels of the population from 18 to 29 rural residents at the National level, as well as advances at the state level, we highlight partnerships between Civil Society Institutions and the State Government to better serve rural populations. As challenges we consider some difficulties in relation to the permanence of young people and adults residing in the countryside, the lack of financial resources and incentives on the part of the Federal Government compromises the achievement of the goals foreseen by the Ten-Year Plans. Another significant challenge is the difficulty of finding an indicator that allows the monitoring and evaluation of the current educational scenario with regard to the Paraíba State Plan. |
| Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Educação do campo Plano Decenal de Educação |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21176 |
| Data do documento: | 23-Jul-2021 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DRNL16092021.pdf | 950,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
