Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21181| Tipo: | TCC |
| Título: | Uma reflexão sobre o ensino e aprendizagem da leitura no ensino fundamental II |
| Autor(es): | Araújo, Damiana Andrade |
| Primeiro Orientador: | Melo, Raquel Basílio da Cunha Dias de |
| Resumo: | Os dados da prova Brasil indicaram que os(as) alunos(as) chegam aos anos finais do Ensino Fundamental sem adquirir as competências e habilidades leitoras mais apuradas de uma leitura crítica e reflexiva. Brasil (2007). Logo, a presente pesquisa apresentou um estudo sobre ensino-aprendizagem da leitura no Ensino Fundamental II, a partir do conceito de ludicidade compreendido como estratégia de ensino que facilita a compreensão do texto e auxilia no desenvolvimento da capacidade de fazer inferências e análise crítica. Antunes (2003). Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi verificar as maneiras como a ludicidade pode ser utilizada pelos(as) docentes como metodologia de ensino de leitura no Ensino fundamental II, conforme Rau(2012), Viegas(1997) e Demo(1996). Buscou mostrar que as atividades lúdicas são muito importantes no desenvolvimento da competência leitora dos(as) alunos(as) uma vez que facilitam os processos que envolvem a interpretação e compreensão do texto. Ramos(2003). A metodologia deste trabalho foi da pesquisa de natureza bibliográfica e documental. Realizou-se uma revisão de literatura sobre o contexto teórico do tratamento da ludicidade em sala de aula e confrontamos com os dados coletados nos sistemas de busca online, Microsoft Academic e Google Acadêmico em que foram selecionados seis artigos que apresentaram as formas como a ludicidade vem sendo utilizada pelos(as) docentes como estratégia ativa no ensino de leitura no Fundamental II. A partir dos dados analisados verificou-se a ludicidade como boa estratégia de ensino de leitura neste nível de ensino, pois além de permitir uma aprendizagem mais prazerosa e significativa também promove o desenvolvimento das habilidades e competências leitoras de forma mais ativa e criativa. |
| Abstract: | No Abstract. |
| Palavras-chave: | Leitura Ludicidade Aprendizagem |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21181 |
| Data do documento: | 17-Jun-2021 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso EAD) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DAA02072021.pdf | 496,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
