Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21181
Tipo: TCC
Título: Uma reflexão sobre o ensino e aprendizagem da leitura no ensino fundamental II
Autor(es): Araújo, Damiana Andrade
Primeiro Orientador: Melo, Raquel Basílio da Cunha Dias de
Resumo: Os dados da prova Brasil indicaram que os(as) alunos(as) chegam aos anos finais do Ensino Fundamental sem adquirir as competências e habilidades leitoras mais apuradas de uma leitura crítica e reflexiva. Brasil (2007). Logo, a presente pesquisa apresentou um estudo sobre ensino-aprendizagem da leitura no Ensino Fundamental II, a partir do conceito de ludicidade compreendido como estratégia de ensino que facilita a compreensão do texto e auxilia no desenvolvimento da capacidade de fazer inferências e análise crítica. Antunes (2003). Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi verificar as maneiras como a ludicidade pode ser utilizada pelos(as) docentes como metodologia de ensino de leitura no Ensino fundamental II, conforme Rau(2012), Viegas(1997) e Demo(1996). Buscou mostrar que as atividades lúdicas são muito importantes no desenvolvimento da competência leitora dos(as) alunos(as) uma vez que facilitam os processos que envolvem a interpretação e compreensão do texto. Ramos(2003). A metodologia deste trabalho foi da pesquisa de natureza bibliográfica e documental. Realizou-se uma revisão de literatura sobre o contexto teórico do tratamento da ludicidade em sala de aula e confrontamos com os dados coletados nos sistemas de busca online, Microsoft Academic e Google Acadêmico em que foram selecionados seis artigos que apresentaram as formas como a ludicidade vem sendo utilizada pelos(as) docentes como estratégia ativa no ensino de leitura no Fundamental II. A partir dos dados analisados verificou-se a ludicidade como boa estratégia de ensino de leitura neste nível de ensino, pois além de permitir uma aprendizagem mais prazerosa e significativa também promove o desenvolvimento das habilidades e competências leitoras de forma mais ativa e criativa.
Abstract: No Abstract.
Palavras-chave: Leitura
Ludicidade
Aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21181
Data do documento: 17-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAA02072021.pdf496,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons