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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21182
Tipo: TCC
Título: O trabalho com variação linguística, na EJA do ensino médio, à luz da BNCC
Autor(es): Silva, Daniela Mendes de Almeida
Primeiro Orientador: Oliveira, Fernando Alves de
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral discutir, na BNCC, como se dá a abordagem da variação linguística na EJA do Ensino Médio, verificando se e como aquele documento fomenta o ensino da variação linguística nesse nível de ensino. Adotamos como fundamentação a teoria variacionista de Labov (2008), as discussões sobre língua e poder na sociedade, além das reflexões sobre ensino em língua materna, de Bagno (2003; 2009) e Bortoni-Ricardo (2003; 2005). Nossa pesquisa é de caráter documental e viés indireto, qualitativa e aplicada e, para realizá-la, observamos a quantidade de ocorrências, na BNCC, dos termos “variação”, “variedade”, “registro”, “estilo”, “dialeto” e “mudança”, que classificam os tipos de variação linguística, segundo Bagno (2020, p. 46). Constatamos que, das 68 vezes em que esses termos aparecem no documento, apenas 16 estão relacionados à teoria variacionista, conforme as classificações e estudos teóricos que embasam nosso trabalho. Apesar de estarem registrados na seção voltada à área de Linguagens e suas Tecnologias, desses 16, apenas nove registros estão na parte voltada à língua portuguesa. Os resultados apontam para a necessidade de ampliar o espectro de abordagem da variação linguística na BNCC, sob pena de estarmos negando aos estudantes conhecimentos essenciais que os ajudarão a entender e a aceitar os seus e os demais modos de manifestações linguísticas, compreendendo a língua em toda a sua diversidade e dinamicidade.
Abstract: This research has as general objective to discuss, at BNCC, how the approach of linguistic variation in the Young and Older Adults Education modality in Secondary ou Postelementary level akes place, verifying if and how that document promotes teaching of linguistic variation at this level of education. We adopted as a theoretical foundation the variationist theory of Labov (2008) and the discussions about language and power in society, in addition to reflections of Bagno (2003, 2009) and Bortoni-Ricardo (2003, 2005) on teaching of mother tongue. Our research is of an indirect, qualitative and applied documentary nature and, to carry it out, we observed the number of occurrences, in the BNCC, of the terms "variation", "variety", "record", "style", "dialect" and " change”, which classify the types of linguistic variation, according to Bagno (2020, p. 46). We found that, of the 68 times these terms appears in the document, only 16 are related to variationist theory, according to the classifications and theoretical studies that support our work. Despite being registered in the section dedicated to the area of Languages and their Technologies, of these 16, only nine occurences are in the section dedicated to the Portuguese Language. The results point to the need to broaden the spectrum of approach to linguistic variation in BNCC, otherwise we are denying students essential knowledge that will help them understand and accept their and other modes of linguistic manifestations, understanding the language in all its diversity and dynamics.
Palavras-chave: BNCC
Ensino médio
Variação linguística
EJA
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21182
Data do documento: 16-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

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