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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21213
Tipo: Dissertação
Título: Educação em direitos humanos e suas contribuições no processo da educação de jovens e adultos do campo
Autor(es): Sousa, Carline Melo de
Primeiro Orientador: Ireland, Timothy Denis
Resumo: Esta dissertação é fruto de uma pesquisa teórica no Curso de Mestrado em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas da Universidade Federal da Paraíba. Tem-se por objetivo compreender como a educação em Diretos Humanos dialoga com a Educação de Jovens e Adultos na realidade da Educação do Campo, no sentido de contribuir com uma formação humana, integradora e emancipatória dos seus sujeitos, compreendendo como a EDH é instrumento fundamental para a conquista. Trata-se de pesquisa bibliográfica, fundamentando-se nas obras de Caldart (2012, 2015) Freire (2016, 2014, 1993), Brandão (2012), Oliveira (2015), Arroyo (2014, 2012, 2004), Ramos, Moreira e Santos (2004), dentre outros que possibilitaram o aprofundamento e a reflexão crítica da temática em questão. Inicialmente, tecem-se algumas reflexões referentes ao percurso histórico da educação do campo destinada a jovens e adultos, caminho que vai até a sua consolidação e reconhecimento como política pública. Em seguida esta pesquisa aborda os significados e origem da Pedagogia da Alternância no Brasil, considerando-a como instrumento pedagógico adequado e eficaz para a Educação do Campo, sucedendo-se uma discussão sobre a educação em Direitos Humanos como instrumento de efetivação de uma educação cidadã, emancipadora e democrática. Ao concluir este estudo, podemos afirmar que a Educação de Jovens e Adultos do campo se depara com diversos desafios desde sua gênese, tais como o fechamento de escolas, ausência de formação docente apropriada, um currículo próprio que trabalhe as realidades locais, culturais, políticas e integradoras à população rural e que considerem a pedagogia da alternância como ferramenta pedagógica no processo educativo a fim de propiciar uma educação integral e numa perspectiva que transcende a educação formal e que seja economicamente viável a fim de garantir aos estudantes condições para a continuidade de seus estudos. O Projeto de Lei n° 6498/2016 apresentado pela Câmara dos Deputados a fim de reconhecer a Pedagogia de Alternância como possibilidade oficial de ensino nas escolas do campo certamente trará maior segurança jurídica garantirá recursos estatais para a viabilização desta modalidade de ensino.
Abstract: This master’s dissertation is the result of theoretical research in the Master's Degree in Human Rights, Citizenship and Public Policies at the Federal University of Paraíba. Its aim is to understand how Human Rights Education dialogues with Youth and Adult Education in the context of Rural Education, in order to contribute to a human, integrative and emancipatory formation of its subjects, understanding how Human Rights Education is a fundamental tool for the achievement. This is a bibliographic research, based on the works of Caldart (2012, 2015) Freire (2016, 2014, 1993), Brandão (2012), Oliveira (2015), Arroyo (2014, 2012, 2004), Ramos, Moreira and Santos (2004), among others who made it possible to deepen and critically reflect on the theme in question. Initially, some reflections are made regarding the historical path of rural education for young people and adults, a path that goes until its consolidation and recognition as public policy. Then, this research addresses the meanings and origins of Alternation Pedagogy in Brazil, considering it as an adequate and effective pedagogical tool for Rural Education, followed by a discussion about Human Rights education as an instrument for the realization of a citizen, emancipatory and democratic education. At the end of this study, we can affirm that Youth and Adult Education in the countryside faces several challenges since its genesis, such as the closing of schools, the absence of appropriate teacher training, a specific curriculum that works with local, cultural, political realities and integrating to the rural population and that consider alternation pedagogy as a pedagogical tool in the educational process in order to provide integral education and in a perspective that transcends formal education and is economically viable in order to guarantee students conditions for the continuity of their studies. The Bill 6498/2016 presented by the Chamber of Deputies in order to recognize Alternation Pedagogy as an official possibility of teaching in rural schools will certainly bring greater legal certainty and guarantee state resources for the viability of this type of teaching.
Palavras-chave: Direitos humanos
Educação do campo
Pedagogia da alternância
Human rights
Rural education
Alternation pedagogy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Cidadania e Direitos Humanos
Programa: Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21213
Data do documento: 8-Abr-2021
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos

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