Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21215
Tipo: Dissertação
Título: Será que os brasileiros veem a forma em que as coisas estão como aquilo que realmente deve ser? Uma nova escala de justificativa do sistema
Título(s) alternativo(s): Do brazilians see the way things are as they should be? A new system justification scale
Autor(es): Silva, Washington Allysson Dantas
Primeiro Orientador: Pereira, Cicero Roberto
Resumo: A teoria da justificação do sistema prevê que as pessoas são motivadas a considerarem os arranjos sociais, políticos e econômicos como sendo justos, legítimos e necessários. Uma questão importante é avaliar adequadamente as diferenças individuais nessa motivação, especialmente em um contexto cultural de profundas desigualdades sociais como o Brasil. Para respondermos esse problema de pesquisa, buscamos desenvolver e validar uma nova Escala de Justificação do Sistema (SJS). No Estudo 1, verificamos a validade semântica e de conteúdo da SJS por meio da análise de juízes (N = 5). No Estudo 2 (N = 305), exploramos a estrutura fatorial da nova medida, encontrando a emergência de um único fator. No Estudo 3 (N = 307), confirmamos essa estrutura fatorial e verificamos a invariância configural, métrica e escalar por gênero. No Estudo 4 (N = 204), avaliamos a validade convergente-discriminante e incremental da SJS, comparando-a com construtos correlatos. Finalmente, no Estudo 5 (N = 100), observamos o seu poder preditivo através da manipulação experimental de uma notícia sobre alta (vs. baixa) ameaça ao sistema brasileiro. No geral, os resultados demonstraram que a SJS apresenta índices satisfatórios de validade e de precisão. Além disso, sugerem importantes implicações na explicação sobre como as desigualdades sociais são legitimadas em contextos de profundas disparidades sociais.
Abstract: System justification theory contends that people are motivated to consider the social, political, and economic arrangements as just, legitimate and necessary. The adequate assessment of individual differences regarding this motivation is a critical issue in this field, especially in a cultural context of profound social inequalities like Brazil. We addressed this issue by developing a new scale to measure system justification (SJS) in extreme social inequality contexts. In Study 1, we explored the content validity of the SJS through expert analysis. In Study 2 (N = 305), we conducted exploratory factor analysis and found a single-factor structure. In Study 3 (N = 307), we confirmed this factorial structure and verified the configural, metric, and scalar invariance by gender. In Study 4 (N = 204), we estimated the convergent-discriminating and incremental validity of the SJS by comparing it with correlated constructs. Finally, in Study 5 (N = 100), we experimentally manipulated a news story about a high (vs. low) threat to the Brazilian system, and observed the predictive validity of the SJS. In general, the results showed that the SJS is a valid and reliable measure. Furthermore, they suggest SJS is a useful tool to measure individual differences in justification of social inequalities in a context of deep social disparities.
Palavras-chave: Justificação do sistema
Desigualdade social
Status quo
Percepção de justiça
System justification
Social inequality
Perception of justice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicologia Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21215
Data do documento: 22-Mar-2021
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WashingtonAllyssonDantasSilva_Dissert.pdf873,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons